Pesquisa com 112 operadores de telecom aponta que ‘sistemas adjuntos’ é a chave para criação de serviços digitais

Uma pesquisa feita pela companhia irlandesa Openet, líder global do mercado de BSS (Business Support System-2973.5476-Big-data sistema de suporte aos negócios, em português) com mais de 112 operadores de telecomunicação destaca uma mudança nas estratégias das companhias rumo à geração de novas formas de receita com oferta de novos serviços digitais. A pesquisa foi feita em maio deste ano e, dentre os entrevistados, 21,5% são da região APAC; 37,5% são de EMEA; 16% Norte América e 25% de CALA.

O estudo mostrou que há uma tendência clara em direção a projetos menores, com prazos mais curtos e também com risco reduzido. E, de acordo com os entrevistados pela pesquisa, o caminho que permitirá que esse movimento se torne realidade passa pela adoção de Sistemas Adjuntos e por soluções baseadas em casos de uso individuais como: cobrança VoLTE e qualidade de serviço, gestão, upsell inteligente, alertas de uso em tempo real, dados patrocinados e dados compartilhados.

O Sistema Adjunto pode ser entendido como um Sistema Conjunto ou que coexiste em paralelo ao Sistema legado, exercendo funções que o legado não é capaz de fazer. Seja porque é inadequado pela sua infraestrutura insuficiente ou porque é lento, inflexível e incapaz de implementar as novas tecnologias. Sistema adjunto se encarrega de realizar novas funções como shared data, VoLTE etc, necessárias para gerar novas receitas.

De acordo com os entrevistados, a visão de futuro está em colocar sistemas ágeis para realizar as novas funções, em projetos mais curtos e em tempo hábil para que novos negócios possam ser criados rapidamente. O estudo também revela que o principal motivo pelo qual as operadoras estão transformando o BSS é desenvolver, entregar e monetizar novos serviços digitais.

Os sistemas adjuntos são considerados na pesquisa a chave para a cobrança em tempo real - como um complemento aos sistemas de faturamento já existentes. Os sistemas adjuntos viabilizam novos projetos em período de tempo curto, em escalas de tempo significativamente menores do que em projetos de transformação tradicionais. Como resultado, 46% das operadoras pretendem adotar os sistemas adjuntos no prazo de 6 a 12 meses, com 42% estudando implementar dentro de 3 a 6 meses.  Esse movimento para projetos menores e mais ágeis foi demonstrado pelo fato de que as operadoras consideram soluções como casos de uso individuais estão sendo vistos como uma opção eficaz para obter a transformação de oferta de serviços digitais e geração de novas fontes de receita.

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