Setor bancário reduz em quatro vezes o tempo de análises com automatização de processos

Setor bancário reduz em quatro vezes o tempo de análises com automatização de processos

Inteligência artificial já permite redução de até 70% das horas de trabalho para que os analistas humanos possam se dedicar a tarefas menos mecânicas e repetitivas

Graças ao avanço tecnológico, o setor financeiro vem investindo em automatização para melhorar seus processos e entregar uma experiência mais ágil para os clientes. Altamente regulado, o segmento precisa formalizar todas as solicitações de contratação de produtos e serviços, desde a abertura de contas correntes até pedidos de empréstimos, financiamentos, consórcios e seguros.

Com o grande volume de documentos que precisam ser analisados para confirmar a identidade do cliente e atestar seu interesse de realizar a transação, o setor costumava levar até um dia útil para processar esses pedidos. Além do alto custo de mão de obra para as instituições, a experiência do consumidor também deixava a desejar.

Atualmente, empresas de tecnologia desenvolvem soluções de automatização para descomplicar esses processos e reduzir drasticamente o tempo de análise e os custos. É o caso da Neobpo, empresa especializada na oferta de soluções, aliando consultoria, tecnologia e serviço de BPO, que desenvolveu uma plataforma para solucionar esse gargalo de negócio dos bancos.

Além de reduzir o número de horas dedicadas à formalização em 70%, a ferramenta permitiu a diminuição de quatro vezes no tempo da análise, com mais de 80% dos pedidos sendo formalizados em até uma hora.

“Nós utilizamos análise automática de documentos, por meio de OCR, inteligência artificial e Motor de Regras parametrizável para automatizar a formalização, garantindo a segurança e visibilidade do processo”, diz Fernanda Grolla, diretora de Novos Negócios e Marketing da Neobpo. “Baseada em computação de nuvem e microsserviços, a solução é escalável e pode ser integrada com os sistemas legados das instituições financeiras”.

A ferramenta pode ser utilizada pelos bancos nos aplicativos e internet banking, disponibilizada aos clientes como autosserviço, ou nas agências e correspondentes bancários, para serem utilizadas pelos funcionários no atendimento. “Desenvolvemos um sistema intuitivo, que prioriza a experiência do usuário, com um front-end que se adapta às necessidades do negócio”, explica Fernanda.

Investir na automatização de processos faz com que as equipes tenham mais produtividade e possam se dedicar a outras tarefas, menos mecânicas e repetitivas. “Nossa plataforma dá visibilidade total para o processo, aprimorando cada vez mais o controle e organização”, conclui.

Fonte: https://inforchannel.com.br/2019/08/01/setor-bancario-reduz-em-quatro-vezes-o-tempo-de-analises-com-automatizacao-de-processos/

Share This Post

Post Comment