A IBM Brasil passa a ser a responsável por estruturar e planejar todas as demandas de tecnologia da Rossi. A empresa, uma das principais incorporadoras e construtoras do país, buscava uma solução que pudesse simplificar os processos de negócios, aumentar a eficiência dos serviços e garantir governança no planejamento estratégico, tático e operacional. O modelo escolhido foi o Smarter Sourcing, que engloba estratégia e planejamento de projetos de TI, sustentação e melhorias das aplicações e desenvolvimento de soluções, além da gestão de contratos de TI e gestão do ambiente tecnológico como um todo.
“O Smarter Sourcing não é um modelo tradicional de sustentação de aplicações, é uma nova maneira de desenvolver parcerias com clientes para vencer os desafios do negócio, permitindo à empresa focar seus esforços no core business. A parceria implementada na Rossi dá suporte não apenas às ações operacionais do dia a dia, mas também ao planejamento estratégico de TI e às demandas de médio e longo prazo da empresa”, explica Renato Vianna, sócio da divisão de consultoria da IBM Brasil, focado no segmento de Engenharia e Construção.
O projeto, estruturado em duas fases, teve a primeira etapa composta pelos serviços de hosting do ambiente SAP e Hyperion e service desk. A segunda fase, com a operação iniciada em março, complementou estes serviços com o hosting dos demais servidores e suporte a todos os sistemas da Rossi realizados pelo atendimento direto da equipe de consultoria IBM e pela gestão de contratos de fornecedores específicos.
O modelo de terceirização proporcionará uma economia de cerca de 15% entre redução de custo e aumento de produtividade da área de TI. Esse ganho é decorrente da melhor alocação dos perfis, entre a gestão do negócio com os analistas da Rossi e a execução da operação com o time da IBM.
O desenho da solução foi desenvolvido em conjunto pelas equipes de consultoria e serviços da IBM Brasil e a equipe de TI da Rossi, com a contratação do gestor de TI da Rossi para a equipe da IBM. “Estou unindo meus conhecimentos da cultura Rossi com a expertise da IBM, para prestar o melhor atendimento para o meu cliente”, contou Reginaldo Mobrizi, executivo de projetos da IBM.
Outro diferencial nesse projeto é o papel de “trusted advisor provider”, representado pela IBM. Essa função garante a participação ativa da empresa no comitê de tecnologia da Rossi compartilhando as decisões estratégicas na área e trazendo o conhecimento e a experiência em projetos e soluções similares em todo o mundo. Dessa forma, é possível conhecer as necessidades da companhia e oferecer soluções cada vez mais personalizadas. Em uma primeira etapa, o Comitê reúne-se quinzenalmente para analisar e acompanhar as demandas de TI e a cada dois meses para uma avaliação estratégica e definição de ações de médio e longo prazo.