Solução de distribuição Indra moderniza moderniza empresas da Costa Rica e Polônia

A Indra conquistou novos contratos internacionais de implantação de sua suíte InGRID, tecnologia avançada para o controle e gestão de redes de distribuição. A suíte, implantada em países como República Dominicana, Moçambique e Quênia, foi adquirida por utilities do Uruguai, Costa Rica e Polônia. O custo global dos três projetos ultrapassa os três milhões de euros e consolidam a Indra como uma das empresas melhor posicionadas na implantação de soluções para o setor no âmbito global.

Abstract modern background
Abstract modern background

A suíte InGRID oferece um modelo moderno de controle e gestão das redes de distribuição elétrica e de gás, incorporando o conceito das smart grids aos processos de planejamento, desenvolvimento, manutenção e operação da rede (detecção de incidências, gerência de operações e programação de eventos), a gestão de avisos de clientes e a mobilidade para a execução das ordens de campo. Entre as tecnologias contempladas nesta suíte encontram-se o inGRID.WFM, desenvolvido no Software Lab da Indra em Campinas (SP) e que modernizará o processo e gestão das ordens de serviço das companhias energéticas da Costa Rica e Polônia, e o InGRID.MDM, que se encarregará da modernização dos medidores da elétrica do Uruguai.

 

A InGRID inclui também uma plataforma de gestão de serviços energéticos baseada em uma arquitetura IoT (internet of things) que permite oferecer novos serviços ao elo mais importante das smart grids - o cliente, como eficiência energética, geração distribuída, armazenamento ou gestão da demanda, entre outros.

 

Automatização de ordens de serviço em mobilidade

 

Na Polônia e na Costa Rica, a Indra fornecerá seu sistema InGRID.WFM (Workforce Management). A solução desenvolvida pela companhia facilita a otimização e automatização do processo e gestão das ordens de serviços pelas equipes de campo utilizando smartphones, melhorando a produtividade das equipes de trabalho e reduzindo o tempo utilizado para atender seus clientes.

 

O projeto na ENEA, distribuidora polonesa de eletricidade, se enquadra em um contrato conferido ao consórcio integrado pela Indra e Sygnity para realizar a implantação de uma solução de gestão de ativos de rede que abrange também o planejamento e gestão do processo de manutenção de ativos e a gestão de contratos de leasing e aluguel de propriedades da ENEA relacionadas com os ativos de distribuição.

 

Por sua vez, o contrato com o Instituto Costarricense de Acueductos y Alcantarillados (AyA), principal empresa de saneamento da Costa Rica, facilitará a automatização das ordens de serviço no sistema comercial integrado da companhia. A instituição pública é responsável pela administração e operação direta dos sistemas de aquedutos e redes de esgotos que atendem 46% da população da Costa Rica, principalmente nas áreas urbanas.

 

A solução InGRID WFM também foi implantada na KPLC (Kenya Power&Lighting Company), a empresa elétrica do Quênia. O projeto, concluído no primeiro trimestre de 2016, permite a gestão automatizada, via dispositivos móveis, de ordens para a instalação e mudança de medidores, cortes e reconexões por falta de pagamento e inspeções, entre outros.

 

 

Modernização da gestão de contadores

 

No Uruguai, a parceria considera a colaboração entre a Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas (UTE), a companhia elétrica do país, e a Indra para o desenvolvimento e implantação de um Sistema de Gestão de Dados de Medida. Tomando como base a solução InGRID.MDM (Meter Data Management) e a integração com os sistemas de gestão comercial e de distribuição, o objetivo é modernizar e aperfeiçoar a gestão de medidores, tanto inteligentes ou smart meter (AMI - Automated Metering Infraestructure) como convencionais.

 

Outra meta da implantação é a modernização e otimização de processos associados à gestão de medidores, como precisão do cálculo de consumos elétricos e curvas de carga nos pontos de medição, geração de faturas de consumo real aos clientes, redução das perdas de energia e, no geral, os processos de análise, diagnóstico e otimização das redes de distribuição. Com as melhorias, que oferecem oportunidades para propor tarifas inteligentes e serviços de valor agregado, a qualidade do serviço prestando também se eleva.

 

A iniciativa se enquadra no Plano Diretor de Smart Grids da UTE e permitirá gerenciar de forma eficiente as grandes quantidades de informação que serão obtidas pelos 600.000 medidores inteligentes (smart meters) que fazem parte de tal Plano.

 

 

Soluções em mais de 140 companhias de 45 países

 

As soluções para energia e utilities da Indra foram implantadas em mais de 140 companhias de eletricidade, água, petróleo e gás de mais de 45 países. Atualmente, mais de 100 milhões de clientes em nível mundial são gerenciados utilizando os sistemas desenvolvidos pela multinacional de consultoria e tecnologia.

 

Indra apresenta uma forte liderança na implantação de soluções de energias em empresas elétricas e de água do mundo todo. Na América Latina, conta com mais de 30 referências, como é o caso da ELEKTRO (Brasil), ENEE (Honduras), EDENORTE e EDESUR (República Dominicana), EDH (Haiti), EPSA (Colômbia), ANDE (Paraguai), OSE (Uruguai), ENERGUATE (Guatemala), ELECTRODUNAS (Peru), AyA (Costa Rica) ou Aguas de Monterrey (México).

 

Por outro lado, os sistemas de gestão para empresas energéticas da multinacional espanhola ajudam a gerenciar as utilities do Quênia (KPLC, KenGen, NCWSC), Zimbabwe (ZETDC), Zâmbia (ZESCO), Etiópia (EEU), Uganda (UMEME) ou Eneo (Camarões), entre outras. Entre seus projetos mais recentes encontra-se a implantação de suas soluções de suporte aos processos comerciais e de gestão da rede de distribuição na EDM (Eletricidade de Moçambique), a elétrica pública de Moçambique, e ECG (Electricity Company of Ghana), a maior companhia de distribuição de energia do país. Gas Natural Fenosa e várias companhias elétricas da Europa Central assim como Meralco (Filipinas) são também referências de destaque em outras regiões.

 

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