IBM reúne especialistas para debater a agricultura digital no Brasil

O Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil realizará, em São Paulo, no dia 30 de agosto, o IBM Research Colloquium 2016. O evento reunirá acadêmicos e especialistas do agronegócio para discutir sobre como a Internet das Coisas (IoT) está transformando a produção logística e agrícola. O foco será mostrar os recentes avanços e as novas perspectivas no setor viabilizados com o uso de sensores e plataformas computacionais capazes de analisar grandes quantidades de dados, gerando valiosos pontos de vista que permitem maior produtividade no campo e redução do impacto ambiental. O evento é gratuito e as inscrições devem ser realizadas por este link.agribusiness

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento da Europa (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil será líder em exportações mundiais no setor agrícola até 2024. Segundo as entidades, essa análise foi feita baseada na melhora da produtividade e expansão das lavouras brasileiras. Desta forma, o País consolidará os avanços que o setor registrou nos últimos anos. Em 2015, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontou que o agronegócio brasileiro ganhou participação na economia e alcançou 23% da fatia do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, ante 21,4% em 2014.

Por ser uma indústria em ascenção, o desenvolvimento de novas tecnologias para esse setor cresce em ritmo acelerado. “A agricultura digital é uma nova forma de aumentar a produtividade no campo, eliminar desperdícios e reduzir custos de produção. O conceito envolve a coleta e análise de dados utilizando uma variedade de sensores. Com o processamento dessas informações são gerados insights ao negócio, baseados em evidências e previsões. O objetivo é melhorar cada vez mais o produto final do agronegócio”, afirma Ulisses Mello, diretor do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil.

O Colloquium 2016 contará com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, que falará sobre iniciativas da entidade relacionadas ao tema e as perspectivas do uso da tecnologia na agricultura. O diretor executivo da Agrosatélite, Bernardo Rudorff, abordará suas pesquisas pioneiras em sensoriamento remoto para o setor. O professor, doutor e coordenador do Laboratório de Nanoespectroscopia da Universidade Federal de Minas Gerais (LabNS/UFMG), Ado Jorio, também palestrará sobre estudos em nanotecnologia para agricultura, em particular sobre descobertas na estrutura de carbono em terras pretas de índios.

A IBM também mostrará no evento tecnologias que está desenvolvendo nesta área. A pesquisadora da IBM Research, Robin Lougee, falará sobre pesquisas da Big Blue e parceiros nos Estados Unidos em agricultura. O evento termina com um painel sobre novos negócios em tecnologia para agricultura, que reunirá quatro startups para discutir o tema. Estarão presentes o CTO da Grão Direto, Frederico Marques; a fundadora da ChipSafer, Victoria Alonsoperez; o diretor administrativo da Santos Lab, Adriano Kancelkis, o diretor de operações e inovação da Agrotools, Breno Felix.

 

Serviço

IBM Research Colloquium 2016

Data: 30 de agosto de 2016

Horário: das 9h às 18h

Local: Auditório da IBM Brasil - Rua Tutóia, 1157, Paraíso, São Paulo

Formulário de inscrição neste link

Programação completa aqui

Share This Post

One Response to "IBM reúne especialistas para debater a agricultura digital no Brasil"

Post Comment