Parece que os brasileiros não são os únicos a amarem esporte e tecnologia. Isso é o que mostra o recente estudo Connected Sports Fans 2016 feito pela Avaya - fornecedora global de software de comunicação, colaboração e serviços para empresas de todos os portes – em parceria com a Spider Marketing, e que ouviu 5 mil fãs de esportes do Reino Unido, EUA e Austrália (que frequentaram um estádio nos últimos 12 meses e que possuem dispositivo móvel).
As principais conclusões mostram que há um crescente apetite por mais informação digital e compartilhamento social, mas que os estádios ainda têm trabalho a fazer:
- Informações sobre o local, preços, comida, bebida e a logística estão entre as prioridades para solucionar as frustrações dos frequentadores de estádios: 70% dos entrevistados afirmaram que receber ofertas especiais relacionadas a alimentos e merchandising em seus dispositivos móveis iria melhorar sua experiência durante um jogo;
- É igualmente importante que eles possam acessar informações sobre as estatísticas do time, dos jogadores e do atleta;
- Os fãs digitais não querem acessar apenas informações estáticas, mas também acessarem novos conteúdos em tempo real e com tecnologia de ponta: mais de 50% dos fãs de esportes disseram que gostariam de ter realidade virtual do campo em seu dispositivo móvel e 63% querem replays de vídeo do jogo;
- Cerca de 1/4 dos fãs acha que o sinal e o acesso à web são frustrantes, enquanto quase 1/3 deles afirmam se decepcionarem com a velocidade de download.
Diante das respostas, proprietários de estádios e times que oferecem experiências digitais mais personalizadas por meio de aplicativos com vídeo e recursos sociais, ofertas digitais direto em celulares e informações do jogo em boards digitais podem aumentar a interação dos fãs e gerar novas oportunidades de receita.
De espectadores a influenciadores
A comunidade esportiva está se tornando digital conforme os fãs se afastam de meros espectadores para uma posição de engajamento e divulgação ao vivo.
As características móveis padrão, como câmeras de vídeos e fotos, aplicativos de mídia social e troca de mensagens instantâneas mudaram a forma como os fãs de esportes se engajam com seus times e uns com os outros em eventos ao vivo nos estádios:
- 89% dos fãs tiram fotos dos outros durante um jogo;
- 71% tiram selfies;
- 89% dos jovens de 18 a 24 anos criam vídeos quando visitam estádios e 90% admitem postarem em mídias sociais enquanto estão no estádio.
Com quem você compartilha os seus momentos no estádio?
Um fã conectado digitalmente está se tornando cada vez mais o maior influenciador online de um local. A tendência para as postagens públicas, particularmente em grupos jovens, é um sinal de que no futuro teremos muito mais conteúdo gerado pelo usuário. Os estádios podem se beneficiar desta divulgação pública para aumentar a cobertura da mídia, reforçar o apoio aos times e impulsionar o interesse futuro para a participação em jogos ao vivo.
Que atividades você mais gosta de executar em seu dispositivo móvel enquanto está no estádio?
Descobertas adicionais incluem:
- Capacidade de acesso a replays de vídeo e informações ao vivo estão no topo da lista de prioridades para o fã da geração Millennials;
- Quase 3/4 dos respondentes entre 18 a 34 anos de idade disseram que dados estatísticos em tempo real sobre o desempenho do atleta iria melhorar a sua experiência;
- Grande desejo dos fãs por recursos digitais que os ajudem a resolver algumas de suas maiores frustrações, entre elas: filas para alimentos, conveniência e controle de multidões.
Confira neste link o infográfico exclusivo resultante da pesquisa. Para acessar o material na íntegra, clique aqui.