Cigás adota soluções de Power Plataform e tem informações e processos consolidados e muito mais produtivos

Cigás adota soluções de Power Plataform e tem informações e processos consolidados e muito mais produtivos

Desde 2006 Companhia de Gás do Amazonas tem apoio da Brasoftware em processo de transformação digital

A Brasoftware, uma das maiores provedoras de tecnologia do País, apoiou a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) na adoção da plataforma de inteligência de análise de dados (Power BI). Concessionária de serviços públicos que atua na distribuição e comercialização de Gás Natural para os mais diversos segmentos do Estado, os investimentos da Cigás em tecnologia da informação têm ampliado a qualidade do relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores, sendo um diferencial competitivo no mercado de soluções energéticas. “Entendemos como marco da transformação digital da Cigás o início da parceria com a Brasoftware, em 2016, quando contratamos a plataforma do Office 365. A partir daquele momento, novas possibilidades, oriundas do uso de tecnologia de ponta, foram abertas”, afirma o Gerente da Tecnologia da Informação da Cigás, Marcelo Nogueira de Alencar.

Desde então, a companhia se beneficia da evolução digital permitida pelo uso de várias ferramentas colaborativas, como Power Automate, Power APPS, Planner e Teams. A mudança trouxe mais agilidade às atividades diárias, assim como à comunicação entre os times. Só no período de janeiro a dezembro de 2022, mais de 87 equipes da Cigás se conectaram por meio de calls, trocaram mais de 105 mil mensagens e compartilharam mais 62 mil minutos de vídeo via Teams.

Foi com o Power BI, por sua vez, que a companhia pôde perceber mais claramente a importância da análise otimizada de dados. A implantação do Power BI começou como um experimento, mas com a visão do negócio que proporcionou à companhia, ganhou uma abrangência muito maior e acabou sendo aplicado em várias áreas. Antes do uso da ferramenta, era preciso abrir várias planilhas de Excel para compartilhar informações. Com isso, participantes de reuniões desviavam a atenção e a interação e poder de decisão eram prejudicados. O Power BI permitiu automatizar todas as informações de negócios e agora a equipe tem acesso a dados de forma simples e organizada, o que traz ainda mais agilidade e resultados para o negócio. “Liberdade de quem tem a informação na ponta dos dedos, em apenas alguns cliques”, comemora Marcelo.

“A Brasoftware forneceu a tecnologia e a partir disso tivemos uma evolução interna, amparada em um aprendizado contínuo. Sabíamos do poder da plataforma Microsoft, mas estudamos muito e buscamos incessantemente capacitarmos nossas equipes, não só com Brasoftware, mas também com o auxílio da Microsoft”, completa.

Para a Gestora Comercial da Brasoftware, Roberta Jezler, participar do projeto de transformação da Cigás foi gratificante. “Quando iniciamos com a tecnologia do Office 365, logo percebemos, pelo engajamento do cliente, que não seria apenas um projeto de mensageria, mas sim um grande projeto de colaboração. A utilização do Teams com uma comunicação cada vez mais ágil, desenvolvimento de Apps diversos e o uso do Power BI iniciou com uma pequena demanda da área de negócios, mas hoje tem a adesão em massa de todas as áreas da empresa – com tecnologias integradas e funcionários satisfeitos”, afirma. “O trabalho em conjunto de nossas equipes, a integração e a confiança sempre foram fatores importantes para o sucesso dos projetos”.

Power BI: estratégia e tecnologia que transformam negócios

A equipe de TI da Cigás desenvolveu vários dashboards de acordo com seus perfis de áreas e usuários. A integração do Planner com o Power BI, por exemplo, permitiu acompanhar em um único painel todas as tarefas e demandas dos planos criados, com as informações apresentadas de forma visual e muito mais intuitivas. “Com os recursos do Power BI, todas as verificações podem ser visualizadas sem a necessidade de abrir cada tarefa, o que torna todo o processo muito mais rápido e gerenciável”, afirma o Especialista em Business Intelligence da Cigás, Ícaro Guimarães.

Também foram criados painéis de controle orçamentário, onde há Demonstração do Resultado do Exercício, Custeio e Investimento com o objetivo de disponibilizar a análise econômica e financeira aos gestores para auxílio de tomada de decisão.

Os recursos de Power Plataform também foram usados com o público interno. Uma plataforma de treinamentos foi criada, onde é possível acompanhar a evolução dos colaboradores nos cursos elaborados pela companhia, já que o uso do Power BI permite registrar e visualizar a participação em treinamentos, em tempo hábil, por setor e considerando também outras informações pertinentes. A medida foi muito útil durante o período de pandemia da Covid-19, quando encontros presenciais que tratavam de temas bastante importantes, como os diálogos semanais de segurança, não podiam mais ser realizados. Os resultados da plataforma foram tão positivos, que agora ela se tornou permanente.

Outro destaque foi o tempo de resposta que o Centro de Controle Operacional (CCO) da Cigás pode aplicar em um chamado. Por meio do Painel do Power BI, a localização geográfica dos clientes é cruzada em tempo real, por meio do mapa do Azure, com informações do trânsito em toda a extensão da Rede de Gás Natural. “O Painel auxilia a Cigás no atendimento dos clientes, de forma a otimizar o processo”, explica Ícaro.

“A parceria com a Brasoftware foi sensacional. Ver a rotina de trabalho dos colaboradores ser facilitada pela consolidação de informações, bem como oferecer a possibilidade de enxergar os dados de várias formas, com poucos cliques, é muito gratificante”, conclui Marcelo.

Share This Post

Post Comment