Para auxiliar companhias a desenvolver redes sociais em expansão, a Saba, empresa que desenvolveu a plataforma de gestão Saba Social Learning, uma plataforma de aprendizagem colaborativa à distância, projeto que por soluções de sistemas de gestão integram empresas em uma mesma rede de relacionamento, colaboração e negócios. “Criar uma rede social restrita a uma empresa, ainda que ela seja grande, não é muito entusiasmante, uma vez que as pessoas vão se sentir limitadas ao mesmo universo onde atuam todos os dias. Esse tem sido um erro comum”, afirma Delano Lins, Country Manager da organização no Brasil.
“A Saba Social Learning foi criada a partir da premissa de que boa parte do conhecimento que adquirimos na vida não vem dos processos formais, como a escola, por exemplo, mas informais, como aprendizado 'on the job', ou seja, quando um colega nos ensina o que devemos fazer. A criação de redes sociais que reúnem diversas empresas permite que essa ferramenta seja mais focada nos negócios”, assinala o Presidente da SABA, que no Brasil tem clientes como Petrobras, Embratel, Banco Itaú, Governo do Estado de Minas Gerais, entre outros. Segundo a companhia, a solução permite, a critério de cada empresa usuária, fazer conexões com as redes sociais que todos conhecem e usam como Facebook, Youtube e Twitter, permitindo que as empresas usem conhecimentos postados nessas redes para suas atividades diárias de educação, formação e qualificação.
“O que as empresas precisam compreender é que há na Internet um vasto conhecimento já produzido, pronto, que pode ser rapidamente usado em processos de aprendizado interno, a custo zero. Além disso, quando integramos 2.000 empresas ou mais em uma mesma rede, surgem oportunidades de todo o tipo como negócios colaborativos, compartilhamento de fornecedores, redução de custos em compras e uma infinidade de outras oportunidades que vão se apresentando apenas em função dos relacionamentos que as pessoas vão construindo”, explica Lins.