Análise preditiva auxilia empresas a migrarem para o universo digital

 Realizar uma compra, agendar uma viagem, pagar uma conta ou até aprender algo novo, hoje, é facilitado pela internet. E as empresas, antes acostumadas a oferecerem seus serviços em pontos físicos, entenderam esse processo e, por esse motivo, estão diversificando suas operações e negócios também para o universo online. Mas para enfrentar a concorrência e estar à frente das infinitas opções disponíveis ao consumidor, é preciso entender exatamente o que cada um está procurando.analogue_digital

A partir de uma navegação simples no Google ou em um aplicativo, já é possível obter tais informações. Com apenas um clique, algoritmos de plataformas de monitoramento conseguem capturar e analisar, por exemplo, o comportamento de potenciais compradores de uma marca, prever eventuais crises, e até interagir em tempo real com esses usuários.

E o uso dessa tecnologia não está reservado apenas ao varejo. Bancos e empresas do mercado financeiro fazem uso da chamada análise preditiva para o processamento de eventos, prevenção a riscos e controle de operações.

A Software AG atua no mercado oferecendo às empresas suporte na transformação digital de seus negócios, e entende a necessidade das mesmas em estar cada vez mais próximas de seu consumidor, conseguir traduzir e imprimir inteligência a um grande volume de dados, analisar comportamentos, e, consequentemente, auxiliar na tomada de decisões mais assertivas.

No Brasil, essa necessidade é traduzida em números. Pesquisa da Nielsen divulgada em março aponta que o país é onde mais se compra online na América Latina – nove em cada 10 pessoas já adquiriram algum produto pela internet ao menos uma vez. Também temos um grande número de usuários ativos na rede. Os brasileiros checam seus celulares, em média, 78 vezes ao dia, segundo pesquisa recente da Deloitte.

No portfólio da Software AG, o Apama é uma plataforma que responde a tais demandas e compreende o atual contexto de pessoas cada vez mais conectadas. Reconhecido e premiado mundialmente, o Apama é considerado o número um no mundo para a análise preditiva e combina processamento de eventos, mensagens, administração e visualização de dados in memory das companhias.

A plataforma foi reconhecida por sua habilidade de correlacionar, agregar e detectar padrões de comportamento sobre grandes volumes de dados em movimentação rápida, vindos de inúmeras fontes. Isso permite que as organizações implantem e desenvolvam soluções escaláveis em tempo real para operações de risco, como mercados de capitais, bancos, telecomunicações, supply chain, entre outrosA solução foi projetada para atender e superar as novas necessidades dos negócios e entregar um desempenho sem precedentes com escalabilidade ilimitada.

“A análise preditiva tem como diferencial a estratégia de vendas, além de também possibilitar a redução de custos nas empresas e maximizar seus lucros”, explica Ivan Silva, diretor de Pré-Vendas da Software AG. “É possível identificar o perfil de compra de cada cliente, e verificar como ele vem usando seus produtos. Dessa maneira, consegue-se direcionar as ofertas e pensar em estratégias”, completa.

Um exemplo de como a análise preditiva pode influenciar os negócios é o projeto desenvolvido pela WiproLtda, líder global em tecnologia da informação, consultoria e empresa de serviços de processos de negócio. A empresa foi premiada no Innovation Awards 2015 da Software AG pelo desenvolvimento da Looking Glass, primeira solução em funcionamento que incorpora seu conjunto de produtos destreaming analytics, incluindo o Apama, projetado para integrar, capturar, analisar e responder a dados da IoT (Internet das Coisas). Tais componentes performam em grande velocidade com big data, em mercados como financeiro, manufatura, supply chain e telecomunicações.

A partir de tal iniciativa, a empresa entende que pode agir imediatamente na manutenção em tempo real para aumentar proativamente níveis de serviços, reduzir custos, e maximizar o tempo de funcionamento ativo, sua utilização e localização.

Share This Post

Post Comment