A Progress anunciou as conclusões de uma ampla pesquisa sobre a situação da Transformação Digital na região da América Latina e Caribe (CALA), conduzida pela Frost & Sullivan e encomendada pela Progress.
A pesquisa apresenta um estudo sobre as principais tecnologias disruptivas e faz recomendações sobre como escolher a melhor estratégia para a transformação digital.
Segundo o relatório, a transformação digital deixou de ser algo "legal de ter". Ela tornou-se um elemento crítico no mundo corporativo, que já atinge a maioria dos setores e que deve transformar a face da economia global ainda mais durante a próxima década. Esta tendência avançou ainda mais pela rápida ascensão da análise de Big Data e da computação em nuvem e o recente surgimento da Internet das Coisas (IoT).
Na América Latina, por exemplo, apenas 8% das empresas dizem que não migraram pelo menos uma aplicação para a nuvem, segundo uma pesquisa de 2015 com 507 executivos conduzida pela Frost & Sullivan. Paralelamente, o avanço da análise de Big Data e do amplo fluxo exponencial de dados pelas aplicações empresariais está produzindo volumes de dados nunca antes vistos e processados. A Frost & Sullivan estima que 90% dos dados no mundo foram gerados nos dois últimos anos e a expectativa é de que, no futuro, 90% dos dados do mundo serão criados em um espaço de meses ou até mesmo de dias.
Em suas várias manifestações, a transformação digital está abrindo novas oportunidades de mercado - só o impacto da Internet das Coisas (IoT) na economia global deve ultrapassar US $ 1 trilhão em receitas e economias de custo. Ao mesmo tempo, segundo a Frost & Sullivan, apenas 7% das empresas latino-americanas estão usando a IoT, enquanto 44% dizem que ainda estão "observando e aprendendo".
"Hoje, a confluência dessas novas tecnologias tem inegavelmente mudado muitos negócios e mercados. Seu impacto é mais visível quando analisamos os motivos por trás do sucesso das empresas disruptivas de hoje que nasceram digitais e cujos negócios baseiam-se inteiramente nas tecnologias e aplicações de nuvem. E os efeitos desta nova realidade digital não pouparam nenhum setor ou empresa, incluindo aquelas tradicionais que já estão sendo afetadas pela digitalização e os novos modelos comportamentais da geração Y, nascida na era digital. Esses novos clientes esperam um novo tipo de serviço e de experiência, no qual interações rápidas, dinâmicas e personalizadas com eles é a regra, e não a exceção", disse Matthew Gharegozlou, Vice-Presidente da Progress para a América Latina e Caribe.
As recomendações para o sucesso nessa área focaram tanto no ambiente interno como no externo da companhia - indo desde a instituição de um verdadeiro ambiente transformacional, investindo e desenvolvendo os talentos certos, até a escolha do melhor parceiro com expertise global e local para juntos desenvolverem a estratégia e o roteiro certos de transformação digital.
Embora a transformação digital não dependa exclusivamente da tecnologia, a TI ainda é uma parte importante da estratégia. O sucesso nesta área não depende de se concentrar em oferecer soluções para problemas específicos, mas de integrar os vários aspectos das tecnologias digitais em uma única estratégia coerente de transformação dos negócios.
Para mais informações e para baixar o relatório técnico completo da Frost & Sullivan em Português, clique aqui.