Os avanços e desafios da contabilidade aplicada ao setor público segundo padrões internacionais é tema de diversos painéis e workshops do maior evento de contabilidade do mundo, o Congresso Brasileiro de Contabilidade.
“A convergência do Brasil às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS, International Public Sector Accounting Standards), que está em curso, é absolutamente sinérgica aos anseios crescentes da sociedade quanto à lisura e transparência”, comenta Idésio Coelho, presidente do Ibracon.
“Hoje, União, Estados e Municípios podem não estar registrando de forma adequada às novas normas todos os seus ativos e passivos. Rodovias, parques, terrenos, bens de infraestrutura e dívidas podem não estar registrados no balanço patrimonial. As novas normas estabelecerão mais solidez e transparência à contabilidade pública. A contabilidade será uma ferramenta de apoio ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e evidenciação de accountability das autoridades governamentais”, complementa.
Mais transparência num cenário que clama pelo cumprimento de regras
O Ibracon participará do 20o. Congresso Brasileiro de Contabilidade com dois painéis: O Novo Relatório do Auditor Independente e Normas Brasileiras e Internacionais e a Contabilidade para PME.
“No painel sobre o Novo Relatório, que entra em vigor no início de 2017, falaremos sobre a expectativa do usuário por um relatório que traga demonstrações mais transparentes e informativas”, afirma Idésio Coelho, presidente do Ibracon.
As firmas de auditoria de pequeno e médio portes, que desempenham importante papel na economia, terão painel mediado pela diretora do Ibracon, Monica Foerster. “Abordaremos temas vinculados à gestão e crescimento sustentável dessas firmas, tão importantes para a inserção das PME no cenário de governança e compliance cada vez mais demandado pela sociedade”, ressalta Foerster.
Maior evento de contabilidade do mundo, 20o. Congresso espera oito mil visitantes
Promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade de 11 a 14 de setembro, a expectativa é que um público de oito mil visitantes participem da vigésima edição do Congresso.
Com o tema Contabilidade: transparência para o controle social, o evento trará participantes de renome, de diversas instituições e órgãos nacionais e internacionais, entre eles:
- Idésio Coelho, presidente do Ibracon e presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC);
- Monica Foerster, diretora de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes do Ibracon;
- Eduardo Augusto Rocha Pocetti, presidente do Conselho de Administração do Ibracon e diretor do Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas de Informações Financeiras pelo Brasil;
- Olivia Kirtley, presidente da International Federation of Accountants – IFAC;
- Hans Hoogervorst, presidente do International Accounting Standards Board – IASB;
- José Martonio Alves Coelho, presidente do Conselho Federal de Contabilidade;
- Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União;
- Henrique Neves, ministro do Tribunal Superior Eleitoral;
- Gilvan Dantas, coordenador de Finanças e Custos na Secretaria de Governo da Presidência da República;
- Leonardo Silveira do Nascimento, coordenador-geral de Normas de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional e membro do International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb) na International Federation of Accountants (IFAC);
- Andrew Fastow, consultor, ex-diretor financeiro da Enron Corp (1998 a 2001).