Dimension Data lança Business Unit Digital para se consolidar no mercado de IOT

Atenta às oportunidades geradas pelo mercado de Internet das Coisas (IoT), que segundo o instituto de pesquisas Gartner deve chegar a 1,6 bilhão de dispositivos conectados globalmente ainda este ano, a Dimension Data, multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, suporte e gerenciamento de infraestrutura de TI, acaba de anunciar o lançamento da Business Unit Digital, que visa atender às necessidades de diversos setores em todo o mundo, inclusive no Brasil, em relação à digitalização de dados e à conexão de inúmeros dispositivos à web.IoT

 

A nova área atua em parceria com grandes desenvolvedoras de tecnologia, como a Cisco, da qual a Dimension Data é a principal parceira global, e é formada por times de especialistas espalhados pelos cinco continentes onde a empresa tem presença. “Nossos profissionais possuem as certificações necessárias para apoiar os clientes a não só conectar dispositivos à rede e com outros aparelhos, mas também prestar serviços de análise de informações e monitoria de todo o sistema de forma proativa. Assim, eles podem ter todo o suporte necessário para entender o imenso volume de dados que serão gerados pela IoT, garantindo que seus sistemas continuarão funcionando a todo vapor”, explica Augusto Panachão, cloud and solution Director da Dimension Data no Brasil.

 

A Dimension Data mantém centros de monitoria por todo o mundo, com capacidade de prover serviços gerenciados para manter os sistemas de IoT funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, durante o ano todo. Essa característica possibilita complementar as ferramentas de digitalização de fabricantes parceiros, além de oferecer um ambiente de nuvem integrado para armazenar e processar as informações coletadas ao longo de uma cadeia produtiva, de maneira escalonável e dinâmica. “Essa disponibilidade de espaço e de análise de grande volume de dados é fundamental para o funcionamento pleno dos sistemas que movem as companhias”, afirma Panachão.

 

Segundo ele, a partir da digitalização, os setores corporativo e industrial podem buscar maior eficiência e redução de custos, especialmente nas áreas de produção (chão de fábrica e processos de montagem de grandes estruturas (prédios, aviões, embarcações, etc.), siderurgia, geração e distribuição de energia, e finanças. “A digitalização permite automatizar processos antes realizados manualmente, obter mais informações desses processos para geração de novas oportunidades e visualizar todos os procedimentos realizados em tempo real. A implantação da IoT ainda reduz os custos com mão de obra e gera mais rendimento aos negócios por meio da agilidade e da confiabilidade das informações adquiridas por meio da automatização”, diz o executivo.

 

Augusto Panachão ressalta que, “as infraestruturas de IoT são muito complexas por envolver uma quantidade enorme de fornecedores, diferentes soluções e por acarretar em funções que extrapolam os serviços das equipes tradicionais de TI. Acompanhar em tempo real cada processo realizado pelos sistemas de TI nesse caso é primordial para manter tudo funcionando como se deve, pois, cada dispositivo conectado depende de outros para dar continuidade aos processos de coleta e análise das informações. Se um aparelho tiver mau funcionamento ou parar, toda a estrutura sofrerá impactos, podendo parar totalmente”.

 

Como grande exemplo da sua capacidade de aplicação das tecnologias e processos de digitalização, a Dimension Data firmou em 2015 uma parceria com a Amaury Sport Organisation (ASO), organizadora do Tour de France, uma das competições de ciclismo mais disputadas em todo o mundo, para fazer o acompanhamento em tempo real de todos os 198 atletas que participaram da corrida.

 

Utilizando sensores (wearables, rastreadores e câmeras da própria organização, entre outros) e a estrutura global de Cloud Computing da Dimension Data, somado ao poder de análise de dados dos servidores da integradora de TI espalhados pelos cinco continentes, as equipes de corrida e o mundo puderam acompanhar de perto a performance dos ciclistas por meio de um portal que reunia todas as informações de desempenho (quilômetros percorridos, batimentos cardíacos, etc) dos atletas. Foi a primeira vez que a TI foi aplicada dessa forma em um circuito profissional de corrida de bicicletas.

 

“O projeto Tour de France é o maior exemplo em relação ao uso dos processos e ferramentas de coleta, armazenamento, análise e entrega de dados que compõem a digitalização. Conseguimos colocar em prática todos os procedimentos em relação ao conceito de integração e troca de dados entre diferentes dispositivos conectados, e podemos dizer com toda a certeza que já estamos na era da Internet das Coisas”, afirma Panachão.

 

No Brasil, a Dimension Data já possui projetos em andamento em empresas dos setores de energia, óleo e gás, automotivo, mídias e bancos. Como parte da estratégia de negócios, os especialistas em digitalização da Dimension Data focam nos segmentos que estão apresentando maior demanda para conhecer a fundo suas necessidades e desafios. “Trabalhamos para ser mais do que um prestador de serviços, queremos fazer parte das transformações que ocorrem nos negócios como um parceiro confiável e altamente especializado”, finaliza o executivo.

 

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