3 coisas que todo contador antenado precisa saber sobre Certificado

Os contadores de todo o Brasil estão cada vez mais adeptos à tecnologia da Certificação Digital que permitiu migrar processos físicos para o eletrônico, adicionando agilidade e segurança em toda rotina contábil. O que muitos deles não sabem é que a Certificação ainda tem outros benefícios que podem ser explorados:

1) Certificado Digital é um bom negóciocertificação digital

Exigido cada vez mais nos processos contábeis, o Certificado Digital também pode ser fonte de receita para os contadores. Autoridades Certificadoras, como a Certisign, oferecem programas de relacionamento que comissionam os profissionais contábeis pela venda de Certificado. "Além de remuneração, oferecemos outros benefícios, como suporte exclusivo, desconto em cursos e em lojas virtuais, entre outros", explica Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign.

 

2) Certificado Digital pode ser armazenado no celular

No computador, no Cartão, no Token e... no celular! O Certificado Digital evoluiu e, agora, também pode ser armazenado em smartphones. No mercado, há disponível o Mobile ID, que possibilita ao contador a qualquer momento dar andamento à rotina contábil e também administrativa, como assinar documentos, se autenticar em sites e enviar declarações. A emissão e o armazenamento do Mobile ID são feitos diretamente no dispositivo, sem a necessidade de instalar drivers.

 

Os benefícios aumentam quando o cliente do contador também usa a versão Mobile ID, porque possibilita a ele solicitar a aprovação de operações à distância. Ou seja: o contador não precisa estar de posse do Certificado do cliente e, consequentemente, se preocupar com a guarda e a renovação de um Certificado de um terceiro.

 

3) Assinar digitalmente reduz custos

Outra funcionalidade do Certificado é a assinatura digital de arquivos eletrônicos, sem papel e caneta, mas com validade jurídica semelhante à da assinatura de punho. Para isso é preciso submeter o arquivo numa plataforma, como o Portal de Assinaturas, e usar o Certificado para assinar. Depois, é só enviar o documento a outra parte interessada. Tudo no meio eletrônico de forma segura e sustentável.

 

Share This Post

Post Comment