A Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se refere a sistemas ou máquinas que imitam a mentalidade humana para executar e melhorar tarefas, com base nas informações coletadas. Essa tecnologia pode ser encontrada em chatbots, assistentes inteligentes, mecanismos de recomendação, entre outros.
Atualmente, a IA está vivenciando um verdadeiro ‘’boom’’, emergindo como uma das principais tendências de inovação. De acordo com um levantamento realizado pela Mckinsey, uma das mais renomadas empresas multinacionais de consultoria, em 2022 a adoção mais que dobrou desde 2017 — embora a proporção de organizações que usam IA tenha ficado entre 50 e 60 por cento nos últimos anos. A pesquisa evidenciou também que os líderes que investem em inteligência artificial estão à frente da concorrência, com práticas cada vez mais avançadas, conhecidas por permitir, em larga escala, o desenvolvimento mais rápido da tecnologia.
A capacidade da tecnologia em automatizar tarefas, processar grandes volumes de dados e aprender com experiências anteriores, têm impulsionado uma nova onda de inovação, permitindo que as organizações se tornem mais competitivas e adaptáveis às demandas de um mercado que está em constante desenvolvimento. Pensando nisso, a ilegra, empresa global de design, inovação e software, elencou cinco benefícios da implementação da IA nas empresas. Confira:
1- Atendimento ao cliente aprimorado: O uso da IA permite um aprendizado por meio de dados do usuário, o que possibilita um suporte mais assertivo e eficaz. De fato, os agentes virtuais estão revolucionando a maneira como pensamos sobre o envolvimento do consumidor em atendimentos. Agora, os chatbots e as assistentes online podem responder perguntas, resolver problemas de forma personalizada e encaminhar questões complexas para atendentes humanos, melhorando a experiência do cliente.
2- Automatização de rotinas e redução de custos: A IA é capaz de automatizar tarefas e processos repetitivos, impactando diretamente na redução de custos em projetos e na diminuição do tempo de espera por atendimento.
3- Segurança cibernética: A tecnologia pode ajudar a identificar ameaças e detectar atividades cibernéticas suspeitas em tempo real. Ela consegue analisar grandes conjuntos de dados para identificar comportamentos anormais, complementando os sistemas de defesa das empresas.
4- Tomada de decisão aprimorada: A ferramenta identifica padrões e insights que podem ser usados para tomar decisões informadas. Isso auxilia a empresa a obter medidas mais precisas, baseadas nos dados que a tecnologia coleta, antecipando tendências ou problemas.
5- Personalização e experiência do cliente: Com a ajuda da IA, as organizações podem criar experiências personalizadas para seus consumidores. A ferramenta consegue analisar dados sobre preferências, padrões de consumo e comportamento do usuário para oferecer recomendações mais certeiras e relevantes, melhorando o nível de satisfação do consumidor.
A inteligência artificial deixou de ser um recurso questionado quanto ao seu impacto no mercado. Hoje, ela já está revolucionando a maneira como as empresas operam, demonstrando seu potencial por meio de uma infinidade de cases de alto valor. A capacidade da ferramenta é incontestável, e aqueles que souberem aproveitá-la de forma responsável terão uma aliada estratégica poderosa na era digital. A tecnologia está impactando o presente e o futuro dos negócios. O cenário é evidente: as organizações que têm consciência dessa realidade estarão sempre à frente da concorrência.