Tribunal de Justiça do Amazonas amplia capacidade da TI com Hiperconvergência da Nutanix

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) é considerado um dos precursores na implantação do processo eletrônico no judiciário brasileiro. Com um quadro funcional de aproximadamente 3 mil pessoas, o TJAM investe em tecnologia pioneira pelo objetivo de melhorar cada vez mais os serviços prestados à sociedade, assegurando sua missão de realizar Justiça com fácil acesso à informação, de forma igualitária. Para aprimorar sua gestão, o Tribunal investiu 4 milhões de reais na tecnologia hiperconvergente da Nutanix que concentra recursos de processamento e armazenamento na mesma plataforma.armazenamento

 

A modernização da estrutura tecnológica é uma das formas de certificar o desempenho eficiente das atividades do TJ do Amazonas. Baseada nessa ideia, a coordenação responsável pela área de Tecnologia da Informação do Tribunal observou a necessidade de ampliar sua infraestrutura por meio de uma solução que promovesse o aumento da capacidade de processamento e armazenamento de dados e garantisse alta disponibilidade, eficiência energética e otimização do espaço físico.

 

O Tribunal de Justiça do Amazonas analisou plataformas que, além de serem utilizadas por corporações que exigem soluções altamente confiáveis, estivessem enquadradas nos requisitos definidos pelo Tribunal para alcançar e cumprir sua missão institucional. Em uma das pesquisas, a equipe responsável pelo projeto verificou que a Prefeitura de Manaus havia adquirido a tecnologia hiperconvergente da Nutanix, implantada com sucesso no início de 2015.

 

A definição pela aquisição da plataforma da Nutanix ocorreu após processo licitatório. A execução de todo o projeto, desde a entrega de equipamentos, implantação e treinamentos, ocorreu entre os meses de maio e outubro de 2015. A simplificação do processo de gestão do ambiente de data center e a garantia do aproveitamento dos recursos de TI do ambiente legado foram alguns dos desafios da equipe do TJAM na fase de implantação da plataforma.

 

“Um dos fatores primordiais para os investimentos que o TJAM estava disposto a fazer seria a garantia de uma solução que permitisse um ambiente de alta disponibilidade em razão da necessidade de continuidade dos serviços que o Tribunal presta à sociedade”, explica Thiago Franco, diretor de TI do Tribunal de Justiça do Amazonas. A partir disso, a equipe técnica iniciou pesquisas para verificar no mercado as soluções disponíveis de processamento e armazenamento baseadas em software.

 

De acordo com Franco, a implantação trouxe diversas vantagens ao Tribunal de Justiça amazonense, como a diminuição de consumo de energia elétrica, a otimização do espaço físico e estabilidade. “Destacam-se, ainda, a simplicidade no gerenciamento de solução de data center distribuído com alta disponibilidade e o ganho significativo na capacidade de processamento se comparada às soluções tradicionais”, acrescenta o diretor.

 

O investimento na aquisição da arquitetura Nutanix girou em torno de R$ 4 milhões, que se justifica pela satisfação da sociedade com os serviços prestados. “A opção do TJAM pela tecnologia Nutanix está sendo positiva. A melhoria para o usuário final foi significativa, visto a garantia de acessibilidade aos sistemas em razão da segurança de continuidade do negócio e da alta performance computacional”, assegura Franco.

 

A ampliação do portfólio de serviços prestados à sociedade pelo TJAM pode gerar a expansão da tecnologia de processamento e armazenamento de dados. “Somos motivados pela capacidade que a solução Nutanix tem de escalabilidade, dinamismo, estabilidade, facilidade de gerenciamento, segurança, economia de recursos energéticos e espaço físico”, analisa o diretor de TI.

Share This Post

Post Comment