Certificação Digital evita roubo de senhas e torna operações virtuais garantidas

Todos os dias lemos notícias de que senhas foram furtadas, que sistemas foram violados, que hackers invadiram complexos informatizados de bancos e empresas, ou funcionários internos fraudaram determinada empresa. Quando não, são ações relacionadas a pequenos alvos, voltadas a captar e violar contas de pessoas e empresas. Em todos os casos o prejuízo é certo. Mesmo conteúdos criptografados são com o tempo decifrados. O alerta é feito por Antonio Sérgio Cangiano, diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD).senhas

 

Por tudo isso, recomenda, é muito importante que as empresas e os seus usuários utilizem sistemas de acessos com o certificado digital. Para Cangiano, a Certificação Digital combinada com biometria, tecnologia que não trafega nem armazena senhas em sites, é a ferramenta que mitiga esse tipo de risco radicalmente.

 

“O que não faltam são mensagens ora oferecendo prêmios, ora produtos grátis, ora vantagens. É bom lembrar que a frase ‘não existe almoço de graça’ nunca esteve tão atual”. Pesquisa recente da TeleSign mostra que 73% das contas bancárias têm as mesmas senhas já usadas por seus titulares em outras plataformas e 54% das pessoas usam menos de cinco variações de senhas para todos os fins. Há o fator da praticidade de lembrar a senha, mas isso pode comprometer seus dados, lhe trazer enormes prejuízos, adverte o diretor da ANCD.

 

“Por isso a certificação digital, com uma única ‘senha’ para toda e qualquer aplicação (único PIN e "single sign on") e agora com biometria embarcada, funciona como uma forma de extinguir esse tipo de ação criminosa e garantir às empresas e aos cidadãos todos os tipos de transações, pessoais, comerciais, financeiras, cartoriais e com o governo e todos os setores da sociedade de forma muito mais segura e com validade jurídica em meios digitais".

 

Segundo ele, esse tipo de cuidado deveria ser levado em conta por empresas em todas as suas etapas do dia a dia, desde o controle de e-mails, a ordens de compra, passando por áreas financeiras, vendas etc.. “A Certificação Digital extingue esses tipos de fraudes, pois apenas pessoas credenciadas e autorizadas com o Certificado Digital podem operar os sistemas. Isso faz com que, em caso de eventuais desvios, todos os responsáveis e os caminhos possam ser rastreados com facilidade e identificados. Com materialidade de provas, permite à empresa ressarcir prejuízos ou evitar o envio ilegítimo de informações sigilosas”. Hoje, a espionagem industrial, ações operacionais indevidas, lesam as empresas todos os dias e produzem grandes prejuízos, sem materialidade de provas e de difícil responsabilização jurídica, ou seja, sem responsabilização efetiva dos autores.

 

Para as pessoas físicas a Certificação Digital também é uma grande ferramenta, para declarar impostos, fazer revisão de declarações de renda, permite se relacionar com os Fiscos Estaduais e Municipais, além de tornar mais fácil abrir ou fechar uma conta bancária ou uma empresa, de forma virtual de maneira muito mais segura, comenta Antonio Sérgio Cangiano.

 

ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital)

Share This Post

Post Comment