O impacto das novas tecnologias na aprendizagem

Todas as mudanças que vêm ocorrendo em nosso panorama comunicacional vêm tornando imprescindível ao ensino de línguas ir além do letramento impresso para abarcar os letramentos digitais, que se tornam, a cada dia, sempre mais determinantes na vida pessoal, social, educacional e profissional dos estudantes do mundo todo. livro

Por esse motivo, a Parábola Editorial publica agora no Brasil a obra Letramentos digitais, de Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum, especialistas em ensino de língua e em tecnologias da educação.

Atualmente, as novas ferramentas digitais estão sendo associadas a mudanças na língua, no letramento, na educação e na sociedade. Alguns percebem perdas, tais como o declínio de abordagens mais lineares de leitura ou de abordagens mais reflexivas da escrita. Outros percebem ganhos, tais como a educação por meio de redes pessoais de aprendizagem, ou projetos colaborativos baseados na inteligência coletiva.

Mas o fundamental é levar em conta que estamos preparando estudantes para um futuro de contornos nebulosos. Não sabemos que novos postos de trabalho existirão, que novos problemas sociais e políticos emergirão. Mesmo assim, estamos começando a desenvolver um retrato mais claro das competências necessárias para eles poderem participar de economias e sociedades pós-industriais digitalmente interconectadas. Governos, empregadores e pesquisadores, todos apelam à promoção de habilidades próprias do século XXI, tais como criatividade e inovação, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas, colaboração e trabalho em equipe, autonomia e flexibilidade, aprendizagem permanente. No centro desse complexo de habilidades, está a capacidade de se envolver com as tecnologias digitais, algo que exige um domínio dos letramentos digitais necessários para usar eficientemente essas tecnologias com o propósito de localizar recursos, comunicar ideias e construir colaborações para além dos limites pessoais, sociais, econômicos, políticos e culturais. Para se envolver plenamente com as redes sociais, ter acesso ao emprego nas economias pós-industriais de conhecimento e assumir papéis como cidadãos globais confortáveis em lidar com diferenças interculturais, nossos estudantes carecem de um conjunto completo de letramentos digitais a sua disposição. É isso o que nosso livro oferece.

Pelo fato de situar os letramentos digitais em um quadro teórico claro, Letramentos digitais fornece a educadores e estudantes não apenas o pano de fundo para um entendimento mais preciso dessas habilidades-chave do século XXI, mas também a razão pela qual integrar tais habilidades às práticas de ensino.

Este é o primeiro livro de metodologia de ensino que aborda não apenas o porquê, mas também como ensinar letramentos digitais nas aulas de língua em perspectiva interdisciplinar [com atividades que cruzam o ensino de línguas com história, geografia, hábitos culturais, atualidades, culinária, pluralismo cultural...]. 

O livro oferece:

● o quadro teórico por meio do qual categorizar e priorizar os letramentos digitais;

● 50 atividades práticas para a sala de aula, que permitem a professores e estudantes desenvolver os letramentos digitais na prática cotidiana em sala de aula;

● uma análise completa das implicações pedagógicas do desenvolvimento dos letramentos digitais na prática de ensino;

● um exame atento de como exatamente integrar os letramentos digitais ao programa de ensino;

● sugestões para os professores aprofundarem sua formação continuada em letramentos digitais por meio de redes de aprendizagem pessoal e de acesso a oportunidades de desenvolvimento online.

Esta publicação é uma ferramenta oportuna para professores e estudantes de Letras e áreas afins interessados em expandir seu entendimento dos letramentos digitais no âmbito da didática de ensino de língua e uma oportunidade imperdível de enriquecimento da prática de ensino por parte dos professores da educação básica, especialmente nos segmentos do fundamental II e do ensino médio.

Serviço:
Letramentos digitais
Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum
ISBN 978-85-7934-085-7
Dimensões 16 x 23 cm
R$60,00

Share This Post

Post Comment