Informatica lança a primeira solução de gerenciamento de Data Lake

As empresas estão procurando por conhecimento a partir dos quatro “V” relacionados com o big data – Volume, Variedade, Velocidade e Veracidade. Contudo, analistas ainda enfrentam verdadeiras batalhas para encontrar e tirar proveito de todos os tipos de dados que estão disponíveis nas empresas. As estratégias atuais que envolvem codificação manual e ferramentas para geração de código, possuem grande dificuldade para descobrir os relacionamentos entre as informações, identificação dos riscos das inconsistências e lidar com dados incompletos ou obsoletos.data-lake

 

O resultado é a criação de um pântano de dados impossível de ser gerenciado. E a resposta mais comum a esse cenário é usar uma série de soluções que exigem muito esforço da equipe de TI na tentativa de integrar, governar e fazer a segurança dos dados. Agora a Informatica®, a líder mundial em soluções de gerenciamento de dados, oferece para as áreas de TI e de negócios uma abordagem ampla e baseada em autosserviço que reduz o tempo para recuperar o investimento ao oferecer data lakes prontos para a nuvem e que podem ser instalados com facilidade.

 

A Informatica está ampliando da sua solução de gerenciamento de Data Lake. Ao contrário das ferramentas pontuais e fragmentadas, a solução da Informatica permite que analistas dos mais variados tipos consigam encontrar, preparar, controlar e proteger dados com facilidade e rapidez, não importando o tamanho. Isso permite que Data Lakes baseados em Hadoop, possam gerar valor de maneira mais eficiente e com mais confiabilidade.

 

A solução de gerenciamento de Data Lake da Informatica agora inclui as seguintes inovações adicionadas em uma plataforma unificada e alimentada por metadados:

 

·         Informatica Enterprise Information Catalog permite que os usuários das áreas de negócios consigam descobrir e entender, rapidamente, os dados corporativos usando ferramentas inteligentes e com auto-serviço, que utilizam mecanismos de aprendizado baseados em inteligência artificial.

·         Informatica Intelligent Streaming auxilia as empresas a capturar e a processar dados de formas mais eficientes (sejam oriundos das máquinas, das redes sociais, de fluxo de navegação em websites, etc.) e com eventos em tempo real, garantindo conhecimento mais ágil das iniciativas de negócios, como a internet das coisas (IoT), marketing e detecção de fraudes.

·         Informatica Blaze aumenta o desempenho de processamento do Hadoop com encaminhamento inteligente dos dados, divisão dos trabalhos dentro do cluster, recuperação e escalonamento de tarefas, alimentado por um motor de cluster único de processamento de dados integrado com YARN.

·         Informatica Secure@Source® reduz o risco de proliferação de dados sensíveis e privados com monitoramento melhorado e com alertas de dados sensíveis, baseados tanto em condições de risco quanto em acesso ou atividade de usuários.

·         Informatica Big Data Management™ pode ser fácil e rapidamente instalado na nuvem a um clique de um botão via o Marketplace do Microsoft Azure para integrar, controlar e fazer a segurança do big data em larga escala no Hadoop.

·         Informatica Cloud Microsoft Azure Data Lake Store Connector auxilia a ter descobertas oportunas sobre os negócios ao disponibilizar conectividade de auto-serviço para integrar e sincronizar diversos conjuntos de dados como Microsoft Azure Data Lake.

 

Disponível ao mercado como um todo até o fim deste ano, as mais recentes inovações da Informatica podem ser integradas com os atuais componentes existentes de gerenciamento de Data Lake da Informatica, entre eles: Informatica Big Data Management, Informatica Intelligent Data Lake™, Informatica Big Data Integration Hub, Informatica Big Data Relationship Management™, Informatica Data Masking e Informatica Secure@Source.

 

Citações de apoio para a solução do Informatica Data Lake

“Facilidade de uso e uma impressionante experiência para os usuários, isso sem contar com uma robusta capacidade de governança e recursos de metadados são funcionalidades críticas para que as empresas consigam obter valor, inclusive financeiro, dos Data Lakes. Sem esses recursos, os Data Lakes podem, com facilidade, consumir todo o tempo do analista de dados, gerando esforço manual excessivo e entregando pouco valor em troca” disse Amit Walia, vice-presidente executivo e chief product officer da Informatica. “A solução de gerenciamento de Data Lake da Informatica é a única no mercado com a abrangência necessária para absorver, encontrar, preparar, controlar e proteger os dados em Data Lakes baseados em Hadoop. Estamos comprometidos em entregar inovações para permitir que mais e mais empresas consigam obter valor para as áreas de negócios, através do uso dos Data Lakes. Assim como a adoção de novos Data Lakes e inovações no gerenciamento de Big Data que acelerem ainda mais a entrega de dados confiáveis e criados especificamente para os usuários nas várias áreas de empresa. ”

 

De acordo com Guido De Simoni e Roxane Edjlali, diretores de pesquisas do Gartner, no estudo “Exploit Metadata to Maximize Information Value” (Aproveite os metadados para maximizar o valor da informação, em tradução literal), publicado em 15 de março de 2016, os “metadados são o ponto chave para catalogar, identificar e avaliar os ativos de informação das empresas e como eles são gerenciados. Portanto, o gerenciamento corporativo de metadados — conectando os diversos metadados isolados para suportar todos os programas de análises e de dados (como inteligência de negócios [ou BI], análise avançada, integração de aplicações e gerenciamento de dados mestres) — se torna uma tarefa mandatória. Falhar em reconhecer essa necessidade vai culminar com uma atuação corporativa cada vez mais ilhada e, por consequência, perda de valor para as áreas de negócio.”

Share This Post

Post Comment