O Futuro do Trabalho são as Pessoas

Por Weslyeh Mohriak, Country Director da Automation Anywhere Brasil

Os líderes empresariais enfrentam muitos desafios por conta da pandemia, como desfalque nas cadeias de suprimentos, falta de mão de obra e o comportamento do consumidor oscilando.

Com uma inflação crescente, riscos de recessão, agitações globais e culturais e ameaças de segurança das informações, a única certeza parece ser que novos desafios virão. Ao lidar com tantas pressões externas trabalhando contra os tomadores de decisão, é imperativo focar em melhorar, modernizar e energizar o ambiente de trabalho.

O futuro do trabalho se concentrará menos no local físico do trabalho e mais nos aspectos humanos de satisfação, produtividade, valor e conexões interpessoais. Uma pesquisa recente realizada pelo Zoom e Morning Consult perguntou aos líderes o que é importante para o futuro do trabalho. Os líderes classificaram a produtividade como o fator mais importante para melhorar o trabalho híbrido. E o futuro do trabalho dependerá de como as empresas irão modernizar e automatizar as partes do trabalho que terão um impacto positivo nas pessoas.

A nova economia tem apresentado desafios que devem ser analisados com atenção. Uma pesquisa realizada pela Willis Towers Watson, intitulada 2022 Global Benefits Attitudes, mostra que 44% dos funcionários entrevistados fazem parte do movimento “great resignation”. Eles são colaboradores que estão pedindo demissão, voluntariamente, porque estão preocupados com a impossibilidade de equilibrar demandas entre trabalho e vida pessoal, vislumbrando estagnação salarial e na carreira.

Outro comportamento que vem crescendo é conhecido como “silent resignation”, ou demissão silenciosa, onde os colaboradores trabalham exclusivamente nas tarefas designadas, sem pretensão de desenvolvimento de carreira ou novos desafios. É uma postura de zero proatividade e sem interesse em resolver problemas. Estes perfis estão surgindo por conta da insatisfação com o trabalho repetitivo e sem conexão interpessoal. Essas características, somadas aos desafios já identificados, demonstram que cada vez mais é necessário o foco na gestão da natureza do trabalho.

Aqui estão algumas dicas sobre como desenvolver um plano para o futuro do trabalho que prioriza as pessoas.

Focando nas pessoas

Um ambiente de trabalho positivo que inclua o desenvolvimento pessoal e profissional pode reter e atrair colaboradores. Os líderes empresariais estão adotando uma abordagem de desenvolvimento de liderança centrada no ser humano para ajudar a mudar a percepção das pessoas sobre suas rotinas diárias. A implementação de automação inteligente, simples de usar, que libera tempo para as equipes se conectarem com seus clientes, aprenderem a programar e serem mais criativas, cria uma dinâmica atraente para todos os colaboradores. O aumento de produtividade é um grande efeito colateral da satisfação no trabalho. Ajudar os colaboradores a encontrar mais satisfação em suas funções não é apenas bom para as pessoas, mas também para os negócios.

Aumentando a produtividade onde é importante

Ao priorizar as pessoas, lideranças verão a produtividade sob uma perspectiva diferente. Acelerar uma linha de montagem, por exemplo, produzirá mais peças por dia, mas provavelmente aumentará as lesões, diminuirá a qualidade e esgotará física e mentalmente os colaboradores. Hoje é importante pensar a produtividade tendo em vista alguns pilares.

Pascal Bornet, autor do livro best-seller Intelligent Automation, diz que existem três pilares principais para aumentar a produtividade do colaborador: educação, capacitação e incentivo. A educação usa a tecnologia para ajudar no trabalho, capacitação oferece ferramentas e suporte, e o incentivo leva as pessoas a entregarem um trabalho com qualidade e alegria. Cada vez mais, a tecnologia, ou seja, a automação, está facilitando a interconexão entre colaboradores, clientes e liderança. A comunicação aberta e as novas possibilidades de desenvolvimento pessoal, em qualquer trabalho, podem impulsionar o futuro do trabalho, porque o futuro do trabalho inclui pessoas motivadas e com perspectivas de desenvolvimento pessoal, com a adição de novos conhecimentos e domínio de novas tecnologias.

Fazendo a conexão

A conexão entre pessoas e produtividade é cada vez mais impulsionada pela tecnologia, especificamente pela automação. Satisfação e produtividade vêm da liberdade de eliminar tarefas repetitivas e de baixo valor, permitindo que os funcionários se concentrem em aspectos mais gratificantes ou mais valiosos de sua função, como atender clientes, planejar estratégias e usar a criatividade.

As equipes de TI que trabalham em conformidade com a lei e regulamentações por exemplo, são obrigadas a manter a tarefa repetitiva de subir arquivos com pouca preocupação com a produtividade. Mas as equipes de TI modernas estão procurando a automação de processos (RPA) para assumir algumas dessas tarefas. As obrigações com processamento de dados estão consumindo mais de 40% dos orçamentos de segurança de TI, bem como uma boa parte do dia do departamento. A RPA oferece uma solução para automatizar, acelerar e simplificar a demanda, devolvendo a uma organização inteira, mais tempo para pensar e reduzir gastos.

Mais tempo para se conectar com os clientes

Dar aos trabalhadores mais tempo para se concentrar no trabalho de maior valor gera tempo para interagir com outrosseres humanos. Onde isso realmente afeta um negócio é quando esses outros humanos são clientes.

A tecnologia, ou seja, a automação, está impulsionando o sucesso das principais organizações, à medida que os bots (robôs) assumem tarefas básicas e repetitivas e os colaboradores passam a fornecer um serviço melhor e mais rápido aos clientes. Essa interconexão de funcionários e clientes cria uma troca saudável e positiva. A automação simplesmente permite que os funcionários tenham mais tempo para ouvir, responder e agir.

Hora de repensar

Muitas vezes, a conversa sobre o futuro do trabalho se volta para o trabalho remoto e escritórios virtuais. Mas isso simplifica a narrativa para focar apenas onde o trabalho acontece. É importante que os líderes se concentrem em como o trabalho acontece, sempre tendo em mente as pessoas que fazem o trabalho. Esses líderes terão mais facilidade em reter funcionários felizes e atrair novos candidatos. E a automação é a maneira mais rápida de chegar lá.

As organizações que entenderem e investirem em automação estarão mais adaptadas para apoiar suas equipes.

O futuro do trabalho está acontecendo rapidamente e pode ser difícil para as empresas se adaptarem. Mesmo para as equipes de RH, a falta de automação as impede de atuar com agilidade e decidir com rapidez. Os especialistas em recursos humanos precisam de tempo para estudar novas tendências e mudanças econômicas. Usar a automação para desenvolver o futuro do trabalho e pensar nos colaboradores, capacitando-os a fazer um trabalho de maior valor e dando-lhes mais tempo para atender clientes e colegas de trabalho será a grande quebra de paradigma e começo do trabalho que engaja e motiva as pessoas.

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