Estudo do BCG revela como a sustentabilidade impulsiona a transformação digital e gera benefícios econômicos e ambientais

Estudo do BCG revela como a sustentabilidade impulsiona a transformação digital e gera benefícios econômicos e ambientais

Sustentabilidade e tecnologia têm uma relação próxima, mas há espaço para fortalecer esse vínculo – e boas razões para fazê-lo. O relatório Fusing Sustainability and Digital Sparks Powerful Performance, do Boston Consulting Group (BCG), analisou dados de uma pesquisa global com 2.700 executivos e destaca que as empresas líderes na adoção da abordagem EcoDigital – aquelas que estão melhor posicionadas para aproveitar a transformação digital em prol do meio ambiente – experimentaram um aumento significativo no desempenho geral de seus negócios enquanto aceleravam seus esforços para atingir emissões zero de carbono.

Ao integrar a sustentabilidade na estratégia digital, as empresas não apenas avançam em direção a suas metas de ESG, como também criam um retorno econômico que ajuda a financiar a jornada. Durante o período de um ano, essas empresas registraram um crescimento médio de receita de 3 pontos percentuais e um aumento de 4 pontos percentuais no EBIT (lucros antes de juros e impostos). Além disso, de acordo com estimativas, é possível reduzir as emissões de carbono em patamares que variam entre 30% e 70%.

O estudo identificou princípios-chave que as companhias podem adotar:

  1. Utilizar o Digital para otimizar a pegada ambiental: uso de tecnologias como a inteligência artificial para alcançar metas estratégicas e sustentáveis ao mesmo tempo.
  2. Implementar Tecnologia Verde: uso eficiente de energia e adoção de práticas de infraestrutura que promovam a descarbonização do consumo (por exemplo, usando um servidor com 100% da capacidade, ao invés de cinco servidores com 20%).
  3. Crescimento Impulsionado pela Sustentabilidade: identificação de oportunidades para criar modelos de negócios que mitigam o impacto no meio ambiente.

Para ajudar as empresas a integrar todos esses princípios, o BCG sugere uma abordagem de quatro etapas:

  1. Avaliar: utilizar um índice para avaliar a maturidade EcoDigital da empresa e identificar oportunidades de melhoria.
  2. Planejar: desenvolver um roteiro para se tornar uma empresa EcoDigital, priorizando casos de uso que gerem valor econômico e ambiental.
  3. Entregar: implementar tecnologias verdes enquanto desenvolve casos de uso, acelerando assim a criação de valor.
  4. Melhorar: medir continuamente o desempenho e ajustar a estratégia conforme necessário, participando de iniciativas para estabelecer padrões e melhores práticas.

A consultoria defende que quanto mais cedo as empresas adotarem essa nova abordagem, mais rápido poderão alcançar seus objetivos e criar uma vantagem para si mesmas e para o planeta. As melhores abordagens criam valor desde o início da jornada, desenvolvem capacidades gradualmente e enfatizam agilidade e melhoria contínua.

Share This Post

Post Comment