Fujitsu desenvolve tecnologia de baixo consumo de energia para 5G

A Fujitsu Laboratories, centro de pesquisa subsidiário da Fujitsu, anuncia o desenvolvimento de um protótipo wireless incorporado à tecnologia de codificação inter-subarray, que possibilita alcançar transmissões de alta velocidade, de mais de 10 Gbps, para estações de base 5G móveis wireless e pontos de acesso. Mesmo com esse alcance elevado, foram mantidos baixos níveis de consumo de energia, similar aoWiFi. Em testes de verificação, o protótipo transmitiu simultaneamente sinais para múltiplos dispositivos, com êxito.wifi antena

 

Com o objetivo de alcançar a ultra velocidade em comunicações 5G – para a qual há desenvolvimento contínuo, com expectativa de implementação em 2020 –, a atenção da Fujitsu é focada no uso de ondas milimétricas e múltiplos elementos de antenas para transmitir simultaneamente sinais de feixes para cada dispositivo. Nesse sentido, há atualmente o método beamforming hybrid, desenvolvido para ter capacidade de reduzir o número de circuitos (que consomem muita energia) controlando os digitais e analógicos. Porém, este método tem problemas de interferência ao enviar sinais para diversos dispositivos, fazendo com que as taxas de transmissão sejam reduzidas.

 

Com a novidade, a Fujitsu conquistou a redução dessa interferência, limitando a diminuição da velocidade de transmissão e, ainda, alcançando um baixo consumo de energia. De tal forma, torna-se possível realizar a comunicação com estabilidade mesmo em áreas de alta concentração de usuários conectados simultaneamente.

Share This Post

Post Comment