Indra implanta um novo modelo de inovação

Indra, uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, está implantando um novo modelo de inovação para ampliar e acelerar de forma estratégica a capacidade de geração e captação de idéias potencialmente atrativas para sua oferta do futuro.

Diretor de marketing da companhia fornecedora de serviços de internet expõe o impacto da inovação no setor.

O Novo Modelo de Inovação, mais ligado às necessidades do negócio, aberto, ágil e flexível, pretende ampliar e reforçar a conexão da Indra com os ecossistemas tecnológicos de inovação a nível global. Estes são: startups, empreendedores, grupos de pesquisa de universidades que estão testando tecnologias emergentes e os próprios profissionais da Indra, especialistas multidisciplinares de todo o mundo que podem ser uma valiosa fonte de idéias.

 

O objetivo final é fortalecer a liderança tecnológica da Indra e identificar, gerar e incorporar sua oferta, com vocação de permanência, soluções inovadoras disruptivas e com alto potencial comercial que permitam à companhia continuar protagonizando as mudanças tecnológicas junto aos seus clientes. O Novo Modelo de Inovação está alinhado ao processo de transformação da Indra, ao contribuir para melhorar o portfolio e a gerar uma nova cultura mais inovadora em toda a organização, com o objetivo de ser uma companhia mais rentável e sustentável.

 

O modelo será implantado de forma progressiva em várias fases, já que aborda mudanças tanto na estratégia e na governança da inovação corporativa, como no planejamento e controle de investimentos; na aceleração, incubação, financiamento e desenvolvimento da oferta inovadora; em sua chegada ao mercado e à sociedade; e no acompanhamento e monitoramento dos resultados.

 

Além de promover a mudança cultural, a primeira fase da implantação contempla a criação de um Comitê de Inovação como órgão de governança do modelo,  a criação de um quadro de comando para realizar o acompanhamento e analisar o impacto das diferentes medidas e iniciativas, assim como a criação de uma nova unidade, Indraventures, a partir da qual se gerenciará o intra-empreendedorismo, estreitar e agilizar a colaboração com startups, spinoffs, universidades e centros tecnológicos.

 

Compromisso da Alta Direção

 

O Novo Modelo de Inovação implica um alto compromisso da Alta Direção da companhia, para assegurar seu impacto no negócio.

 

O novo Comitê de Inovação da Indra, formado por representantes de unidades corporativas e diretivos de todas as unidades de negócio e especialistas em tecnologia da companhia, governará o modelo e supervisionará seu funcionamento. Esta composição garante o alinhamento entre P&D, estratégia e oferta, fomenta a cooperação e transversalidade para maximizar sinergias entre mercados. Com isto, a Indra impulsionará a partir das áreas corporativas a inovação disruptiva para somá-la à inovação mais evolutiva e ligada às necessidades atuais dos clientes, que são desenvolvidas pelos mercados.

 

O Comitê de Inovação é o órgão de tomada de decisões chave, caso de linhas estratégicas de investimento (alinhadas com as necessidades dos mercados e as tendências observadas), relação com startups, desenvolvimento de iniciativas de intra-empreendedorismo para empregados da Indra, e supervisão da gestão da Indraventures.

 

Indraventures: impulso ao ecossistema empreendedor

 

Neste contexto, a Indra criou a Indraventures, que se configura como veículo para estreitar a relação da companhia com os grupos de interesse para o desenvolvimento do Novo Modelo de Inovação e como instrumento para o investimento em startups, spinoffs e grupos de pesquisa de universidades, empreendedores e intra-empreendedores.

 

Em permanente contato com os agentes externos e com os próprios profissionais da companhia, a Indraventures canalizará iniciativas, acordos de colaboração e ações de incubação e/ou aceleração, com o objetivos de identificar, gerar e incorporar diferentes soluções inovadoras, disruptivas e com alto potencial de negócio para a oferta da Indra. Participará no desenvolvimento das iniciativas, facilitando para isso, e segundo as necessidades, o aporte da Indra em capital humano, tecnologia e infraestruturas, assim como sua rede global de alianças, parceiros e clientes e sua capacidade de internacionalização.

 

A Indraventures manterá uma estratégia de investimento centrada em idéias incipientes e iniciativas em fase de desenvolvimento que precisem de aceleração, atendendo as necessidades específicas de cada uma delas.

 

Entre os objetivos da nova unidade também está alinhar e focar a colaboração com universidades às prioridades estratégicas e tecnológicas da Indra, por meio da avaliação das tecnologias emergentes e das capacidades de Centros Tecnológicos, spinoffs e grupos de pesquisa.

 

Intra-empreendimento: aposta pelo talento interno

 

Os profissionais da Indra em todo mundo formam uma rede global de especialistas multidisciplinar única. Para ativar, mobilizar e canalizar o talento destes profissionais de maneira global e estruturada, a Indraventures desenvolverá diferentes iniciativas para receber idéias sobre produtos e serviços inovadores e com capacidade comercial que permitam gerar de forma transversal soluções disruptivas que possam ser desenvolvidas pelas unidades de negócio. Para tanto, contempla diferentes mecanismos e ações para fomentar o intra-empreendimento e uma cultura na qual a inovação seja um dos valores chave para cada um dos profissionais da companhia.

 

Entre outras iniciativas, a Indra tem previsto realizar lançamentos periódicos de desafios orientados a responder às necessidades concretas dos mercados, criar um canal corporativos para a seleção de idéias, desenvolver uma comunidade de inovadores com profissionais com um perfil mais pró-ativo e inovador, criar um grupo de visionários que identifiquem possíveis novas tecnologias e linhas de pesquisa ou criar grupos de trabalho internos multidisciplinares para o desenvolvimento e contextualização de novas linhas de inovação.

 

Para envolver os profissionais da companhia, a Indraventures também implementará um modelo de desenvolvimento interno que possibilitará a participação direta do profissional na ideia que ele mesmo propôs, mediante trabalho part-time no desenvolvimento da mesma e mediante o aporte de recursos adicionais e estruturação como projeto. Igualmente, estão sendo desenhados diferentes mecanismos de reconhecimento que premiem e estimulem a participação e colaboração nas diferentes propostas.

Share This Post

Post Comment