Tecnologia em Recursos Humanos: 10 melhores soluções para implantar

Tecnologia em Recursos Humanos: 10 melhores soluções para implantar

Por Roberto Gonçalves, CEO na eBox Digital S.A.

O setor de Recursos Humanos tem passado por diversas mudanças relacionadas à transformação digital. Para superar os impactos do cenário, muitas empresas se viram obrigadas a implantar um conjunto de soluções para preservar a segurança dos colaboradores e dos clientes, além de aumentar a produtividade dos colaboradores.

Com isso, novos padrões de trabalho, gestão e processos foram criados e incorporados, com a intenção de se adaptar ao trabalho remoto e à dinâmica mais ágil em razão dos avanços da tecnologia.

Sem dúvidas, conhecer a importância da tecnologia no RH, se manter atualizado e se adequar à nova realidade são aspectos fundamentais para o crescimento da empresa. Por esse motivo, é necessário adotar ferramentas tecnológicas para otimizar as operações, elevar o desempenho do capital humano e, consequentemente, obter bons resultados.

Neste artigo, explicaremos a importância de usar a tecnologia em recursos humanos para otimizar as atividades, destacando quais são as melhores opções de ferramentas que auxiliam o gestor do departamento.

Qual a importância do uso de ferramentas tecnológicas no RH?
Com a constante evolução do mercado corporativo e o surgimento de novas tecnologias, as organizações precisam se adaptar à transformação digital e buscar estar sempre à frente do mercado para obter vantagens competitivas. E o setor de RH não fica de fora!

Como o RH é o setor que valoriza o capital humano das organizações, focado em otimizar a forma como os processos são desenvolvidos internamente, o apoio da transformação digital possibilita uma maior eficiência e um melhor direcionamento em cada decisão. Por esse motivo, as rotinas do RH demandam o uso de ferramentas para auxiliar em todos os processos, facilitando a vida dos profissionais e desburocratizando o departamento.

Uma das principais vantagens da tecnologia em RH é possibilitar que a empresa tenha todos os processos centralizados em uma única plataforma. Isto é, desde funcionalidades comuns como folha de pagamento, benefícios e comissões, até controle e gestão de horários e ausências, por meio do relógio de ponto.

Além disso, é possível organizar e planejar todas as etapas de recrutamento e seleção e facilitar o acesso à comunicação. Isso permite analisar o monitoramento associado ao alcance dos objetivos, como também outras responsabilidades da gestão de pessoas.

Portanto, a automação desses processos não só economiza tempo e recursos para a empresa como também reduz as possibilidades de falhas, que podem ser evitadas mais facilmente. Portanto, ao adotar essas tecnologias e abandonar as tarefas manuais, a ideia é gerenciar talentos de maneira cada vez mais ágil e eficiente, atingindo níveis elevados de engajamento, retenção e produtividade.

Quais as melhores soluções para auxiliar o gestor de RH?
Antes de você conhecer as principais ferramentas que auxiliam os gestores, é importante destacar que a tecnologia no RH não deve ser usada sem critérios, apenas por ser uma tendência. Pelo contrário, é preciso fazer um diagnóstico interno, para entender quais são as necessidades do setor da empresa. Desse modo, é possível priorizar as soluções que mais beneficiarão a gestão de pessoas e a experiência dos colaboradores.

A seguir, confira algumas tendências da tecnologia em recursos humanos!

1. Big Data Analytics
O Big Data é um sistema que cria, armazena e faz análise de uma grande quantidade de dados coletados por meio da Internet. Eles podem ser usados a favor da empresa para melhorar os seus processos e descobrir falhas, uma vez que é possível identificar problemas em tempo real e agir imediatamente para corrigi-los.

No RH, a cultura de dados permite mensurar a atuação dos talentos por meio de informações objetivas, cientificamente comprovadas e assertivas ao negócio. Assim, os gestores podem tomar decisões mais precisas e assumir um papel estratégico na empresa, principalmente por conseguir extrair insights importantes que colocam a empresa na frente da concorrência.

2. Gamificação
A gamificação é um tipo de tecnologia que usa estratégias de jogos digitais para atividades diferentes. Na prática, ela usa elementos de jogos para envolver, motivar e engajar os participantes para desenvolverem determinadas ações.

Seu uso no RH é fundamental para motivar os colaboradores e melhorar os resultados de uma empresa, promovendo um maior envolvimento nos processos e fazendo com que o profissional dê o melhor de si. Portanto, investir nessa ferramenta contínua é essencial para aumentar a produtividade da empresa e elevar o clima organizacional.

3. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) revoluciona a tecnologia em RH. Afinal, diversas ferramentas auxiliam o setor na automatização dos processos, encontrando padrões e, assim, gerando resultados satisfatórios para a empresa.

De modo geral, a inteligência artificial ajuda a cruzar os dados do padrão de comportamento dos colaboradores, ajudando a fazer análises importantes para a eficiência dos processos de RH, sobretudo no processo de recrutamento e seleção. Isso otimiza diversos processos do setor e aumenta a confiança nas informações, graças à exatidão que proporciona.

4. Cloud computing
Um dos locais mais práticos e seguros para arquivar dados pessoais e informações sigilosas da empresa é a nuvem. Também conhecida como cloud computing, a computação em nuvem é um processo que usa a capacidade de armazenamento dos computadores, a memória e os servidores ligados por meio da Internet.

As vantagens de usar esses sistemas nos recursos humanos são a redução de custos, a integração entre as ferramentas da empresa e o aperfeiçoamento da gestão dos dados e dos processos do RH. Quando feito da forma correta, a computação em nuvem pode ser mais segura que outros tipos de provedores, como o pessoal.

5. Mapeamento de perfil comportamental
Fazer o gerenciamento por meio do comportamento é saber encontrar o perfil de desempenho de cada colaborador, conhecendo o que é ou não valor para eles. Assim, os gestores conseguem desenvolver um trabalho de posicionamento e engenharia de cargo ideal com cada um dos membros da equipe, a partir das competências comportamentais.

Nesse caso, usa-se um sistema que fazer um mapeamento do perfil comportamental de todos os profissionais. Assim, é possível reduzir a rotatividade dentro da companhia e direcionar os colaboradores para a função que melhor se alinha ao perfil. Além disso, as práticas deixam o ambiente de trabalho mais amigável, com um clima agradável para todos.

6. Avaliação de desempenho em tempo real
À medida que as empresas inovam e se atualizam, as avaliações de desempenho se tornam obsoletas. Por isso, as tecnologias em RH permitem a adoção de um sistema de revisões frequentes, criando um ciclo de estabelecimento de expectativas e feedback.

Existem ferramentas que possibilitam o armazenamento de informações sobre a performance de cada membro, para promover avaliações de desempenho. Essa ação é essencial para a empresa, pois faz com que os profissionais se sobressaiam e melhorarem seus resultados.

7. E-learning
No atual ambiente corporativo, o treinamento tem sido uma prática obrigatória para a evolução e o desenvolvimento dos profissionais. Nesse caso, uma boa forma de investir na capacitação é adotar o e-learning — uma estratégia que usa recursos e funcionalidades oferecidas por uma plataforma virtual de ensino.

Com essa modalidade, é possível estimular os colaboradores a aprender sobre diferentes assuntos e desenvolver habilidades, assim como mantê-los atualizados com conhecimentos profissionais e pessoais. Assim, é possível monitorar os colaboradores e fazer levantamentos para avaliar perfis, comportamentos e engajamento na conclusão dos módulos e das atividades propostas.

8. Teletrabalho/Home Office
Como essas novas tendências modificaram o ambiente empresarial, muitos colaboradores deixaram os escritórios e começaram a trabalhar em casa. Embora o teletrabalho tenha sido implementado sobretudo devido à pandemia de Covid-19, tudo indica que a tendência veio para ficar.

Por esse motivo, o uso de tecnologias de informação e de comunicação são imprescindíveis nesse caso, e são desenvolvidas para facilitar a realização das operações da empresa e das reuniões de forma remota. Além de permitir uma boa comunicação entre os membros da equipe, possibilitando o acompanhamento de projetos, mesmo que de longe.

9. Admissão digital
A admissão digital é mais um dos grandes insights do avanço da tecnologia para o setor de RH. O processo consiste em usar a tecnologia como ferramenta para contratar novos colaboradores, com o intuito de facilitar o dia a dia das contratações e ser mais estratégico, fazendo com que o setor gaste menos tempo com o trabalho manual e se dedique mais às pessoas.

Esse processo lida com a contratação do candidato, reunindo seus documentos por meio de um software que realiza a captura dessas informações e repassa ao RH. Com isso, é possível ganhar tempo e agilidade no envio de documentos — que antes, pelo método tradicional de entregas de documentos físicos, xerox e assinaturas, demorava até 7 dias, mas, com a admissão digital, pode durar apenas 30 minutos.

10. Automatização com assinatura eletrônica
A assinatura eletrônica é uma forma simples e segura de assinar documentos online com validade jurídica, sem a necessidade de certificado digital. Ou seja, é semelhante à assinatura no papel, mas feita em meio eletrônico.

Para o RH, a modalidade é uma forma de reduzir s processos burocráticos e agilizar envios e solicitações do setor, além de oferecer segurança e confiabilidade, uma vez que precisa ser validada judicialmente. Sendo assim, com apenas um clique, os colaboradores podem fazer a transação de documentos e autenticar informações.

Como se dá o processo de implementação dessas tecnologias?
Antes de iniciar o processo de implementação da tecnologia na sua empresa, você precisa primeiramente identificar as necessidades e as particularidades do negócio, para mapear os processos e encontrar ferramentas que podem auxiliar no alcance dos objetivos da empresa.

Outro aspecto importante é que a incorporação das tecnologias deve ser feita gradualmente, para que toda a equipe esteja envolvida e ciente das inovações. O ideal é oferecer suporte aos colaboradores por meio de capacitação, a fim de que se adaptem.

Assim, a tecnologia em recursos humanos pode se tornar cada vez mais produtiva e eficiente, uma vez que as ferramentas possibilitam agilidade e qualidade. Para isso, você pode contar com o auxílio de empresas especializadas, como a eBox Digital, que oferece soluções inovadores para a gestão de recursos humanos, otimizando o arquivamento e o armazenamento de seus documentos.

Se você precisa investir em tecnologia, conheça as soluções de gestão de RH da eBox Digital agora mesmo!

Publicado originalmente em eBox Digital

Share This Post

Post Comment