Uma vez instalado no dispositivo fixo ou móvel, o RMail passa a trabalhar em sintonia com o Microsoft Outlook, Office 365 ou Gmail proporcionando a estes programas um nível de segurança compatível com o de sistemas militares de correspondência eletrônica.
Com o emprego do RMail, todas as mensagens enviadas passam a utilizar um algoritmo criptográfico e a dispor de um sistema de registro e mapeamento de rota que permite identificar todos os pontos de passagem da mensagem ao longo da rede global, incluindo dados como o horário UTC e identificação de origem e destino.
O RMail também registra em detalhes a visualização da mensagem e deposita uma cópia autenticada do conteúdo numa área segura de seu sistema de armazenamento em nuvem. Assim, se o remetente necessitar, pode requisitar o download de uma imagem dessa cópia (mediante o uso de senha forte) para finalidade de prova documental com validade forense.
Outra novidade do RMail é a proteção "anti-whaling". Através dessa funcionalidade, a solução da RPost® é capaz de identificar e isolar mensagens com características compatíveis a esta nova forma de ataque cibernético. Novidade recente no mundo hacker, os ataques whaling lançam mão da clonagem de perfis para extrair informações de negócio através de e-mails enviados a pessoas influentes da hierarquia empresarial.
A criptografia de mensagens do RMail pode ser acionada sob demanda ou de forma automática, a critério do usuário. Para facilitar a abertura da mensagem no destino, a solução utiliza uma tecnologia de criptografia patenteada, a True Direct Delivery - TDD, um sistema que dispensa o destinatário de ir a um site específico para descriptografar a mensagem.
O recurso de compartilhamento seguro de arquivos grandes - mais uma inovação do Rmail ™, permite compartilhar e enviar arquivos grandes de até 10GB com segurança, sem deixar a janela de composição de e-mail no Microsoft Outlook.
A RPost® também está trabalhando em sua infraestrutura tecnológica. Em resposta à crescente apreensão dos usuários clientes sobre a vigilância governamental dos EUA, muitas vezes vista como excessiva, a RPost® lançou seu primeiro datacenter europeu de nova geração, que é usado para processar mensagens do RMail e para criptografar o conteúdo de mensagens sensíveis.
Qualquer cliente do RMail pode solicitar a migração para o novo datacenter europeu, que é totalmente isolado de outros datacenters da RPost®. Neste novo datacenter - como já acontecia com o datacenter baseado no Canadá, anteriormente - há a garantia de que a mensagem - caso não possua destinatários nos EUA - será roteada exclusivamente por datacenters que não estejam localizados nos EUA.
Além desses aprimoramentos de tecnologia e infraestrutura, a interface de usuário do RMail e os modelos de mensagem também foram atualizados de acordo com a pesquisa de experiência do usuário (UX) mais recente. Os comentários e solicitações dos clientes se refletem no novo site e nos produtos RMail.com.