Três serviços inovadores para uma gestão de frotas eficiente

Por Vinícius Pessin, CEO da logtech Eu Entrego

O custo logístico das empresas, que é a soma dos gastos com transporte, estoque e armazenagem, representa 7,6% da receita líquida, segundo dados do estudo Custos Logísticos no Brasil, do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). Nesse cenário, uma boa gestão de frotas significa planejar, tomar decisões adequadas, resolver problemas rapidamente e economizar. Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, o segredo para essa virada de chave é o investimento em tecnologia.

Qualquer empresa, independentemente do tamanho e do peso da frota, deve pensar em como gerenciar os seus veículos por meio da inovação. Para isso, é necessário investir em soluções com mais eficiência, reduzindo os riscos e os custos e otimizando as entregas.

Veja aqui três dicas de serviços que não podem faltar para essa gestão.

1. Roteirização otimizada

Atualmente, as soluções mais avançadas do mercado funcionam baseadas em machine learning. A roteirização é o processo de definição de trajetos (rotas) para que as entregas ou coletas sejam realizadas e os serviços prestados. O roteirizador é usado para redução de custos operacionais logísticos ligados à rota; pode ser atrelado a tempo, distância percorrida ou qualidade das vias. Diante de situações caóticas de trânsito cada vez mais presentes no cotidiano, a necessidade de ter um roteirizador se tornou ainda mais urgente. O resultado dos níveis de atendimentos também tem potencial para aprimoramento. De acordo com a capacidade de cada veículo, é possível aproveitar a sua lotação máxima e, consequentemente, entregar mais pedidos em menos tempo durante uma única viagem.

2. Torres de controle

Também conhecida por control tower, a solução centraliza e digitaliza todas as informações sobre a cadeia de suprimentos em tempo real, permitindo visão completa de todos os processos da frota. Isso viabiliza a precisão e organização das atividades. O monitoramento das viagens e o número de entregas também são facilitados. A gestão por meio de uma torre de controle completa permite o acompanhamento de frota própria e terceirizada e o aprimoramento da operação logística com base nos dados coletados.

3. Geolocalização inteligente

No setor de logística e serviços contar com informações em tempo real das etapas de todo o processo é algo fundamental para o bom controle operacional e para promover um serviço de qualidade. O monitoramento de frotas consiste no acompanhamento da posição do veículo, associado ao histórico de rotas percorridas, locais visitados e ferramentas de alerta e cercas virtuais. Uma dica aqui é optar por empresas ou soluções que garantam um serviço de geolocalização inteligente adaptado aos desafios do Brasil.

Share This Post

Post Comment