Repositório institucional do IB chega a marca de mil documentos científicos armazenados

Repositório institucional do IB chega a marca de mil documentos científicos armazenados

Mais de mil trabalhos técnicos e científicos produzidos pelo Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estão acessíveis ao público. Lançado em 06 de fevereiro de 2020, o repositório institucional do IB atingiu a marca de mil registros em setembro de 2021. Na prática, a ferramenta possibilita que os cidadãos e outros pesquisadores tenham acesso facilitado aos resultados de pesquisas desenvolvidas no Instituto. As produções podem ser acessadas clicando aqui.

De acordo com Roberto Tadeu da Silva, diretor do Núcleo de Informação e Documentação do IB, o repositório do Instituto está alinhado com as políticas para acesso aberto às publicações científicas resultantes de auxílios e bolsas concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). "Alcançamos assim o objetivo de reunir a produção científico-tecnológica e ampliar a visibilidade e inovação, aliada ao propósito de preservação da memória institucional", afirma.

Só neste ano, o repositório do IB teve mais de dois mil acessos, realizados a partir do Brasil, Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Israel, China, Alemanha, Hong Kong e Turquia. Ao todo, foram depositadas no ambiente online 831 publicações produzidas por pesquisadores e alunos de pós-graduação do IB em 2021. Em 2020 foram inseridos 183 documentos.

O que é um repositório institucional?

Os repositórios institucionais têm o objetivo de disponibilizar em um único local as informações de acesso aberto e público da produção científica e tecnológica do Instituto. "A comunicação e o acesso aos resultados de projetos de pesquisa precisam ser plenos e sem restrições, já que a ciência é considerada um bem público", explica Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora-geral do IB.

Estão disponíveis no repositório os boletins, comunicados, documentos técnicos e livros de autoria dos pesquisadores e técnicos, além das dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas pelos alunos de Pós-Graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio do Instituto.

Também estão acessíveis os artigos em livre acesso publicados pelos pesquisadores em revistas científicas do Brasil e do exterior e as referências dos artigos que se encontram com o acesso regulamentado e fechado, que não podem ser disponibilizados em respeito de direitos autorais.

"O repositório é um sistema vivo, portanto em transformação, de forma que receberá a inserção de novos documentos, coleções e funcionalidades, contribuindo para a preservação da história institucional e para o desenvolvimento científico e inovação no âmbito do negócio agrícola", afirma Tadeu da Silva.

De acordo com o movimento Ciência Aberta (Open Science), os repositórios institucionais são estratégicos para tornar a literatura científica disponível na internet de forma gratuita e sem restrições de acesso, proporcionando maior visibilidade à produção de universidades e instituições de ciência.

Share This Post

Post Comment