Assessment: entenda a importância dessa prática para tornar a jornada digital simples e assertiva

Assessment: entenda a importância dessa prática para tornar a jornada digital simples e assertiva

O processo de digitalização não deve ser traumático nem oneroso, e sim adequado à realidade de cada negócio, e totalmente embasado nos objetivos traçados

Por Diego Cunha, Chapter Lead na Icaro Tech

Ao mesmo tempo que temos a consciência de que aderir a tecnologias é um caminho sem volta, sabemos também que iniciar esse processo é desafiador e um grande quebra-cabeças para as empresas. Independente das metas de cada organização, o importante é dar o pontapé inicial na jornada de digitalização, respaldadas pelo uso de metodologias que apoiem a estruturação de ações a fim de priorizar, refinar e materializar os objetivos, como o Assessment, por exemplo, que analisa o cenário atual da TI, em diversos aspectos, e fornece informações relevantes para que os gestores possam tomar decisões estratégicas que tragam mais eficiência para os setore e para a companhia como um todo. Somente assim a modernização acontece de maneira precisa e eficiente.

Um levantamento da IBM apontou que 78% dos líderes empresariais brasileiros pretendem investir em tecnologia ainda este ano. O investimento engloba IA, automação e nuvem híbrida, por exemplo. A pesquisa, que inclui dados de 4.000 líderes empresariais globais, destaca que tal porcentagem é maior do que em países como EUA, Japão, Alemanha e Reino Unido.

Diante desses dados promissores sobre os planos das empresas de automatizarem seus sistemas a fim de acompanhar o mercado, ganhar escalabilidade, prestar melhores serviços, entre milhares de outras finalidades, o passo a passo desse processo - que é longo e necessita de estudo, análise e objetividade - precisa ser muito bem desenhado para ser aplicado.

É importante ressaltar que antes de começar a investir ou tomar alguma decisão, é primordial avaliar bem os cenários atuais e os objetivos traçados no curto, médio e longo prazos. Assim, evita-se investimentos errôneos em tecnologia ou até mesmo escalar processos antigos que já não funcionam ou possuem gaps que, se digitalizados, podem gerar mais problemas do que benefícios para o negócio.

Em fases de renovação, inovação e investimentos, aplicar o Assessment é uma estratégia inteligente e apropriada que auxilia os gestores e profissionais de TI a compreenderem os cenários e a responder todas as perguntas cruciais para o momento, por meio do estudo minucioso da operação, dos processos e do negócio.

Muito além de entender a necessidade da empresa, o Assessment traz informações específicas da operação e dos processos relacionados aos objetivos traçados. Com base nisso, sugere melhorias e propõe soluções, focando exatamente no que precisa ser aperfeiçoado para alavancar os negócios. É possível, inclusive, estabelecer um plano de ação com início, meio e fim bem definidos, assim como os indicadores que medirão o atingimentos dos objetivos.

A grande sacada de aplicar o Assessment antes de investir recursos em tecnologias novas ou em remodelações do sistema é que esta técnica permite que as organizações direcionem mais apropriadamente seus investimentos, alinhando-os com suas metas e planos de negócio. Os profissionais de TI, embasados nos resultados apontados pelo Assessment, conseguem ter total clareza do que deve ser feito, assim como as áreas e processos que devem ser priorizados e o que pode ser executado de maneira faseada - para gerar menor impacto possível no andamento da operação e obter ganhos rápidos. Tudo isso acompanhado das análises dos KPIs relevantes para o negócio.

Para potencializar essa etapa do processo é relevante utilizar o process mining como aliado. Essa tecnologia permite a coleta de informações de todos os sistemas correlacionados com os processos e áreas em análise, mostrando se realmente o processo está funcionando, o quão performático está e se há erros ou gaps imperceptíveis no dia a dia, mas que podem ser resolvidos para que a operação se torne ainda mais rápida, eficiente e precisa. Isso reverbera em maior qualidade do serviço prestado aos clientes, além de mais facilidades no trabalho dos colaboradores.

Um fator imprescindível para o sucesso não só durante o Assessment, mas também para a execução das ações sugeridas, é o engajamento das pessoas nos vários níveis da organização, do C-level à operação. Se todos não estiverem abertos às mudanças, dificilmente o investimento será efetivo e aproveitado em sua totalidade.

Independentemente de como a jornada digital aconteça, em hipótese alguma deve ser traumática nem onerosa. Quando feita corretamente e utilizando meios inteligentes de estudo, entendimento do cenário, faseamento e implementação, as inovações se adequam às realidades, suprindo precisamente o que foi planejado. Digitalizar os sistemas pode ser um processo longo, mas nunca deve ser visto como algo ruim - o segredo é fazê-lo gradualmente e com inteligência.

Share This Post

Post Comment