O poder e a facilidade do código QR-Code

O poder e a facilidade do código QR-Code

Não é de hoje que o código QR-Code, aquele quadrado cheio de quadradinhos por dentro, vem mudando conceitos de processos na interpretação de dados, acessos e outros instrumentos, dando lugar a usabilidade perante aos diversos tipos de serviços utilizados pelos inúmeros segmentos de mercado corporativo e educacional.

O QR-Code: É um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado por qualquer dispositivo com câmera.

A cada dia, novos processos e produtos são desenvolvidos e passam a incorporar este conceito, integrando funcionalidades de leitura e de identificação a qualquer tipo de sistema. Com a sua chegada, às atividades corporativas, que eram realizadas manualmente, passaram a ter outro formato. Diversos serviços passaram a ser automatizados gerando controles precisos, transações de pagamentos e outras atividades que requerem uma leitura dinâmica.

Em função de sua limitação técnica e resistência de leitura por diversos tipos de equipamentos, o código de barras tradicional está saindo de moda com a velha tecnologia. E, na carona da transformação digital, onde os projetos começam a ser ágeis, gera-se economia baseada no consumo.

Um exemplo é a troca do papel “cartão de visita” pelo código QR-Code. Seus dados não precisam mais ser impressos, eles podem, por exemplo, ser convertidos no código e armazenados como foto em seu celular. Na relação comercial, o seu código pode ser lido pela câmera do celular do cliente - ou fornecedor - e transferido eletronicamente para a lista de contatos, sem a necessidade de digitação.

É com essa simplicidade que as mudanças estão transformando processos em ações digitais. Milhares de aplicações já absorveram este conceito em suas rotinas de trabalho, gerindo funções que passaram a ser automatizadas.

Exemplos de aplicações que já estão em uso no mercado:

Em Instituições financeiras, o código pode ser utilizado para identificar e registrar o acesso do usuário ao portal, assim como para finalizar o pagamento de uma conta ou transferência de valores.  As bicicletas de aluguel e os patinetes, que estão espalhados pelas ruas da cidade, utilizam-se do código para identificar o veículo e a localização. Assim que o usuário registrar a leitura do código no aplicativo, inicia-se a cobrança pelo tempo de uso.

Nas universidades, o QR-Code pode ser utilizado para identificar e controlar as passagens de alunos e visitantes pelas catracas de acesso ao campus. Esse processo gera mais segurança para quem transita. Além disso, as listas de presença de alunos, já estão sendo substituídas pela leitura do QR-Code pelo próprio aluno, gerado especialmente para a aula e o professor.

Com essa implementação, o tempo de aula aumentou em 20 minutos e todos passam a ficar focados no tema do conteúdo programático.

As indústrias, que estão em constantes mudanças, passam a controlar seus estoques físicos por meio de robôs, estes programados para fazer a leitura e a identificação física com o QR-Code, gerando flexibilidade na cadeia de suprimentos, patrimônio e etc.

Além disso, a sua CNH, por exemplo, já é digital. Aqueles que utilizam o atendimento via WhatsApp no celular, podem compartilhar a mesma troca de comunicação com o seu desktop fazendo somente a leitura e identificação através deste código.

O uso do QR Code apresenta mudanças significativas nas corporações. A economia de escala de custos está cada vez mais notável, com agilidade e redução de tempo. A mobilidade que a sistemática proporciona aos negócios são fundamentais para o crescimento.

 

[author] [author_image timthumb='on']https://docmanagement.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Dalton-Quadros.png[/author_image] [author_info]Dalton Quadros

Diretor de TI[/author_info] [/author]

Share This Post

Post Comment