Acredito que o 2016 tenha sido o ano mais desafiador que o mercado de TI já enfrentou. Já passamos por crises intensas e dolorosas como a de 2001 ou de 2009, que também trouxeram estragos significativos para o país. Mas nada se compara com o ano passado. Quem se mantém atuante hoje pode se considerar um sobrevivente.
E é assim que eu classifico a Service IT: uma sobrevivente a 2016 que soube usar suas qualidades para superar os obstáculos.
Desde o princípio do ano nossos clientes deram sinais que não iriam poder investir o que estava planejado. Os contratos que estavam em vias de fechar não fecharam e a prospecção quase não surtia efeito. Os clientes da base também se encontravam em situação difícil e as perdas começavam a refletir no nosso orçamento.
Nesse momento, decidimos parar por uns dias, analisar nossa operação e replanejar nossos objetivos de curto e médio prazo.
Nesta análise, os indicadores mostraram ineficiência na área de serviços, captação equivocada de recursos pela área financeira, contratação de pessoas desalinhadas com a cultura da empresa. Analisamos cuidadosamente todos os setores da empresa e fomos mapeando gaps e oportunidades em cada um.
Nossa meta era fazer o óbvio: aumentar receita e diminuir despesas. Mas não queríamos contribuir para a estatística de desemprego que escutávamos no noticiário todos os dias. Buscamos economia com a contribuição dos próprios colaboradores; otimizamos gastos da operação, diminuindo viagens e despesas extras; otimizamos a entrega de serviços, diminuindo a quantidade de horas extras. Criamos metas claras para o comercial, como foco em Serviços Gerenciados, que gera um fluxo mais controlado de entradas e saídas.
Em seguida, reunimos toda a equipe num workshop para compartilhar com eles o momento atual e o objetivo da nossa. Parece básico, mas nem sempre somos tão objetivos nas mensagens, metas e desafios que queremos passar para a nossa equipe. Com a correria do dia a dia, é comum que as reuniões girem em torno de resolver problemas e vender, esquecendo que é importante ter a certeza de que todos estão na “mesma página” que a nossa.
Saímos com um alinhamento completo. Coincidência ou não, os meses seguintes foram de excelentes resultados. Ao final do ano, havíamos crescido 35% em relação a 2015.
Se você está passando por uma situação parecida, convido-o a olhar para dentro do seu negócio e analisar onde estão as falhas e o que pode ser feito para melhorar. Planeje. Planeje novamente. E execute! Na Service IT funcionou.
[author] [author_image timthumb='on']https://docmanagement.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Eduardo-Gallo-thumbnail.jpg[/author_image] [author_info]Eduardo Gallo
CEO da Service IT[/author_info] [/author]