Business Intelligence é carta na manga para expandir negócios

Business Intelligence é carta na manga para expandir negócios

Para muita gente, a nota fiscal é apenas um pedaço que papel entregue ao cliente no final de uma transação financeira, mais por protocolo do que por necessidade. Mesmo entre as empresas, o mundo de possibilidades oferecido pela nota fiscal ainda é pouco explorado ou compreendido. O fato é que as notas fiscais são praticamente uma mina de ouro para empresas. Esses documentos oferecem informações valiosas sobre os hábitos e características de clientes e produtos e, uma vez bem empregados, podem ajudar na expansão da companhia.

É para isso que existe o B.I., ou Business Intelligence. Esse serviço foi criado para analisar e processar dados de documentos e a partir dele gerar informações úteis para diversos fins. O processo pode ser um pouco trabalhoso, porém, exemplos de bom uso de B.I. não faltam. Imagine uma empresa de calçados. Aplicar B.I. nas notas fiscais dos produtos vendidos pode informar ao lojista o bairro que concentra o maior número de clientes, quais tipos de calçados são mais vendidos, qual tipo de pagamento é mais utilizado, aumento ou diminuição de vendas em razão sazonal, as cores preferidas dos clientes, quais acessórios são mais comprados na loja, qual a faixa de gasto dos consumidores e muitos outros. A lógica também funciona para fornecedores: o lojista pode saber o caminho percorrido pela transportadora, qual fornecedor é mais custoso para a empresa, qual tipo de mercadoria vale mais a pena adquirir, custo de itens versus saída de produtos e muito mais.

E nem só de notas fiscais o B.I. vive. A graça do método é poder combinar diferentes fontes de informação para adquirir um conhecimento profundo. Ou seja, ainda utilizando a loja de sapatos como exemplo, e-mails e redes sociais também servem como fontes de informação para o trabalho de B.I. Pensando em tudo isso, cada vez mais empresas e organizações se fazem valer do Big Data, conjunto de informações de seus bancos de dados, para entender melhor os clientes e conseguirem desenvolver ações mais efetivas para atingir o público, gerando retorno financeiro e de marca.

Em posse de todas essas informações, a empresa pode cortar gastos desnecessários, repensar estratégias de negócios e tomar decisões de maneira muito mais assertiva, permitindo que o crescimento da companhia ocorra de maneira mais rápida e segura. O que você está esperando para aplicar essa inovação no seu negócio?

[author] [author_image timthumb='on']https://docmanagement.com.br/wp-content/uploads/2017/06/thumbnail-Christian-de-Cico.jpg[/author_image] [author_info]Christian de Cico

CEO e fundador da Arquivei[/author_info] [/author]

Share This Post

Post Comment