Megasul Sistemas alerta varejo para entrega de tributação

Dada a largada para as vendas de natal, o varejo atinge seu ponto máximo de ebulição. É que nesta data o comércio tem seu maior pico de vendas e como de costume, passado o réveillon, o varejista pode descansar. Mas, nesse próximo ano será diferente. Mal termina o Natal, entra uma nova maratona, a entrega do SPED EFD-PIS/Cofins - Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – dentro do prazo: Fevereiro de 2012 para as empresas pertencentes ao Lucro Real e Março de 2012 para as companhias do Lucro Presumido.

Ávido pelas vendas de fim de ano, o setor varejista ainda não percebeu que tem pela frente um compromisso com o Fisco que nunca fez parte de sua rotina. “O empresariado deste setor está preocupado com o lucro de final de ano e o contador, por sua vez, ainda não entendeu que dessa vez é pra valer. O governo está investindo pesado na modernização de seus ativos para acabar - de uma vez por todas – com a informalidade, principalmente no varejo”, explica o diretor de operações da Megasul Sistemas, Bruno Tiergarten, sobre o cenário atual do modus operandi do programa de contribuição.

Atenta a esse cenário de falta de atenção dos profissionais dos ramos varejista e contábil no quanto à normativa do SPED EFD-PIS/Cofins, a Megasul Sistemas, companhia de Tecnologia da Informação (TI) especializada no desenvolvimento de softwares para o setor, alerta que o valor da multa por atraso na entrega do tributação fiscal é de R$ 5.000,00 por mês-calendário não entregue. Sendo que, as companhias pertencentes ao Lucro Real ainda poderão retificar os arquivos originais do EFD-PIS/Cofins, referentes aos períodos do ano-calendário de 2011, até o último dia útil do mês de junho de 2012, mediante a transmissão de arquivo retificador da escrituração substituída.

“Se for constatado que o contribuinte não tenha enviado as informações do EFD-PIS/Cofins ou que o arquivo retroativo a determinado mês esteja conflitante, a multa será aplicada. Agora é para valer. O auditor fiscal não está mais em cena. Tudo está digitalizado e a autuação será cada vez mais rápida para quem não estiver em dia com o Fisco”, explica Tiergarten.

Ainda segundo o diretor, a Megasul está investindo na capacitação de sua equipe de consultores e na contratação de prestadores de serviços da área contábil e de auditoria fiscal para atender a grande demanda que será impulsionada com aproximação dos prazos finais. Para amparar o segmento no cumprimento da nova obrigatoriedade, a companhia passou a disponibilizar passou a disponibilizar o módulo SPED Pis/Cofins integrado ao seu ERP e às suas soluções de gestão do varejo. A providência visa fornecer aos clientes tempo e agilidade no preparo ao atendimento do processo de escrituração digital do PIS/ Cofins.

Share This Post

Post Comment